Hora do treino afeta a quantidade de gordura queimada?
Médico Luis Fernando Correia explica novo estudo que avaliou o impacto do horário do treinamento no metabolismo pós-exercício. Entenda
Um novo estudo do Karolinska Institutet, na Suécia, e da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostra que, em camundongos, a atividade física numa determinada hora do dia pode aumentar o metabolismo da gordura: camundongos que se exercitaram em uma fase ativa inicial, que corresponde ao exercício matinal em humanos, aumentaram o metabolismo mais do que camundongos que se exercitaram em um horário mais tarde. Os resultados foram publicados na revista PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences).
O exercício no fim da manhã pode ser mais eficaz do que à noite, em termos de aumento do metabolismo e queima de gordura — Foto: Reprodução/Internet
A atividade física em diferentes momentos do dia pode afetar o corpo de maneiras diversas, pois os processos biológicos dependem dos ritmos circadianos das células. Para verificar como a hora do dia em que o exercício é feito afeta a queima de gordura, pesquisadores do Karolinska Institutet e da Universidade de Copenhagen estudaram o tecido adiposo de camundongos após uma sessão de exercícios de alta intensidade realizada em dois pontos do ciclo diário: uma fase ativa precoce e uma fase inicial de repouso (correspondendo a uma sessão no fim da manhã e no fim da noite, respectivamente, em humanos).
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Os pesquisadores estudaram vários marcadores para o metabolismo da gordura e analisaram quais genes estavam ativos no tecido adiposo após o exercício.
O time de pesquisa descobriu que a atividade física na fase ativa precoce aumentou a expressão de genes envolvidos na degradação do tecido adiposo, termogênese (produção de calor) e mitocôndrias no tecido adiposo, indicando maior taxa metabólica. Os efeitos foram notados apenas em camundongos que se exercitaram no início da fase ativa, independente da ingestão de alimentos.
Foto: Reprodução/Internet
Os resultados sugerem que o exercício no fim da manhã pode ser mais eficaz do que à noite, em termos de aumento do metabolismo e queima de gordura e, se for esse o caso, pode ser útil para pessoas com sobrepeso.
O momento certo parece ser importante para o equilíbrio energético do corpo e para melhorar os benefícios do exercício para a saúde, mas são necessários outros estudos.
Por: Luis Fernando Correia – Washington, D.C.
Fonte: Luis Fernando Correia, Clínico e intensivista com certificado em Inovação pelo MIT, ex-chefe da emergência do Samaritano, o Doc hoje se dedica à divulgação de temas ligados à saúde
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2023/02/14/hora-do-treino-pode-aumentar-a-queima-de-gordura-corporal.ghtml