Governo fecha acordo com indústrias para reduzir níveis de açúcar em alimentos
Acordo pretende reduzir mais de 144 mil toneladas de açúcar nos alimentos nos próximos quatro anos.
As indústrias de bebidas e alimentos fecharam um acordo com o governo para reduzir a quantidade de açúcar nos produtos.
O brasileiro consome 80 gramas de açúcar por dia: o equivalente a 18 colheres de chá, o dobro do limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
Consequências: em uma década, a obesidade aumentou em mais de 60% e o diabetes 54% entre os homens e 28% entre as mulheres.
Números que levaram as indústrias alimentícia de refrigerantes e bebidas não alcoólicas a fazer um acordo com o governo para reduzir, nos próximos quatro anos, em mais de 144 mil toneladas o açúcar adicionado em produtos de seis categorias.
Tomando como base os produtos com mais açúcar, a redução será de 62% nos biscoitos, 53% nos produtos à base de leite, 46% nas misturas para bolo, 34% no bolo, 33% nas bebidas açucaradas e 10% nos achocolatados.
A indústria assumiu o compromisso e o governo vai cobrar o cumprimento das metas.
Mas a decisão de reduzir o consumo de açúcar depende muito também de se evitar atitudes como a de encher o café e outras bebidas ao longo do dia com colheres de açúcar.
Uma colher no café da manhã, para despertar. No suco vão mais duas. Outra no café da tarde, e assim vai; 64% do açúcar consumido diariamente são adicionados pela própria pessoa. Cada um tem que fazer a sua parte.
Por dia, numa cafeteria é consumido um quilo de açúcar em 200 cafezinhos. E foi a glicose alta no sangue que fez a farmacêutica Priscila Cortado cortar o açúcar do suco. Seis colheres de chá a menos por dia: “Como a gente é acostumado a tomar com açúcar, no início sempre é ruim, mas a gente acostuma para melhorar a saúde”.
Por: Jornal Nacional
Fonte: Governo Federal
Organização Mundial de Saúde
Transcrito: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/11/26/governo-fecha-acordo-com-industrias-para-reduzir-niveis-de-acucar-em-alimentos.ghtml