FitnessNotícias

Gosta de pedalar e de ficar ao ar livre? Conheça melhor o mountain bike

Seja em estradas de chão, trilhas ou mesmo montanhas, pedalar fora do asfalto traz muitos benefícios. Conheça alguns deles e as recomendações básicas para começar

Se você já é da turma do pedal e está em busca de novos desafios, ou mesmo se está começando a se preocupar em mudar um hábito e procurando uma atividade que possa ser praticada ao ar livre, o mountain bike pode ser uma ótima ideia.

A designer e ilustradora Luísa Mazarotto conta que pedala desde criança e, depois de alguns anos, passou a utilizar a bicicleta para ir e voltar do trabalho, com o objetivo de poupar gasolina. Tudo isso, porém, sempre no asfalto. Entretanto, em 2013, ela conheceu as montanhas e tudo mudou.

– Passei a praticar trekking e, mais tarde, a corrida de montanha. Foi algo natural transmitir essa vivência para a bicicleta. O montanhismo permite uma proximidade com ambientes naturais, e foi isso que eu passei a buscar nos pedais também. Se não ia para a montanha caminhar ou correr, eu poderia ir pedalar em um ambiente que me agradava da mesma forma – conta Luísa Mazarotto.

Mountain bike é um aliado no condicionamento físico – Foto: Retirada da internet

Como ela já estava familiarizada com os lugares, a parte mais difícil desta transição foi a técnica. Afinal, é bem diferente pedalar na cidade ou fora da estrada. Pedalar na cidade e no asfalto é mais leve e estável. Já o mountain bike faz o praticante lidar com muitos fatores, como poeira, poças, lama, pedras soltas, descidas muito íngremes, subidas intensas e muita altimetria acumulada em pouca distância, dependendo da região.

– No asfalto, a gente pedala muito mais rápido. Nas estradas de chão, o esforço necessário é maior, e em trilhas, então, velocidade é algo bem difícil de se conseguir, pois as dificuldades técnicas são inúmeras e exige-se muito da capacidade muscular e força de explosão do ciclista – explica Luísa.

Se você está interessado em conhecer este tipo incrível de pedalada, confira algumas dicas essenciais:

– Capacete é imprescindível, pois não é raro tomar uma queda em trilha ou estrada de chão.

– Também é muito importante utilizar luvas, pois elas auxiliam na aderência com o guidão e também em caso de queda.

– Óculos de ciclismo ajudam a evitar poeira nos olhos e pedradas.

– As roupas para bike são bem específicas. São utilizadas bermudas com forro em espuma, para aumentar o conforto sobre o selim, e as jersey, camisetas muito leves e ventiladas que possibilitam carregar todos os itens essenciais em bolsos traseiros.

– Um equipamento que não é essencial, mas que ajuda muito, é a sapatilha de ciclismo. Com ela, os pés ficam presos ao pedal, então o ciclista empurra o pedal e puxa também, distribuindo melhor a força que se aplica ao pedalar.

– É sempre bom lembrar que todo ciclista deve carregar uma câmara reserva, ou kit de remendos, palhetas para troca de pneus e bomba ou cilindro de CO2 para enchimento dos pneus.

– Não esqueça da água, que pode ser carregada em uma caramanhola, no quadro, ou em uma mochila. E sempre é bom ter um gel de carboidrato ou uma barrinha para emergência.

E aí, pronto para encarar esta aventura? Além de todos os benefícios que o mountain bike traz para o seu corpo, ele também é uma ótima forma de conhecer lugares incríveis e melhorar a sua saúde mental.

– Liberdade é o que mais me encanta no mountain bike. A sensação de velocidade, vento batendo no rosto, junto com todo o esforço que temos que fazer para subir serras, fazem com que eu me sinta viva – completa Luísa.

Por: Tiago Vidal — Curitiba

Fonte: EU ATLETA

Transcrito: https://ge.globo.com/pr/mude1habito/noticia/gosta-de-pedalar-e-de-ficar-ao-ar-livre-conheca-melhor-o-mountain-bike.ghtml

Deixe uma resposta