NotíciasSaúde em Foco

Gordura abdominal tem relação com síndrome metabólica

Médico cardiologista Mateus Freitas Teixeira explica quais são os fatores de risco para a ocorrência da síndrome metabólica

A história da síndrome metabólica está ligada a doenças frequentes como hipertensão e alterações na glicose e no colesterol, que, muitas vezes, estão associadas à obesidade. Essas condições estão unidas por um elo comum, chamado resistência insulínica.

A importância da presença da síndrome se deu pela constatação da relação estreita com as doenças cardiovasculares. Quando presente, a síndrome metabólica está relacionada a uma mortalidade geral até três vezes maior, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

O excesso de gordura abdominal (obesidade central) é critério essencial da síndrome. Assim, é considerada uma doença da civilização contemporânea, e são fatores de risco para o desenvolvimento: genéticos, excesso de peso (principalmente na região abdominal), alimentação inadequada, inatividade física, idade superior a 60 anos, alterações hormonais e estado pró-inflamatório.

Gordura abdominal é fator de risco para síndrome metabólica – Foto: (Reprodução/Internet

Um artigo na revista Nature nos apresenta a importância da cintura abdominal como fator-chave para os achados de risco como: doenças cardíacas, diabetes e outras complicações graves.

Assim, o artigo destaca a importância e o impacto na avaliação de pessoas com síndrome metabólica indo muito além do peso total e tendo a cintura abdominal como critério imprescindível.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

Essa condição é complexa e exige modificações no estilo de vida, padrões alimentares saudáveis, atividade física e gerenciamento do excesso de adiposidade visceral e ectópica, como intervenções fundamentais.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp Face Book e Telegram

Por: Mateus Freitas Teixeira

Fonte: Mateus Freitas Teixeira

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2024/11/13/gordura-abdominal-tem-relacao-com-sindrome-metabolica.ghtml

Deixe uma resposta