Gênero, idade, corpo e sono: como esses 4 fatores afetam a perda de peso
A ciência
Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas a perda de peso acontece de uma maneira bastante simples: quando você consome menos calorias do que gasta. É o chamado deficit calórico.
“Perder peso exige um desequilíbrio entre o quanto entra de energia no nosso corpo, ou seja, o quanto ingerimos de alimentos, e o quanto gastamos de energia em nossa rotina. Para conseguir perder peso o balanço energético precisa ser negativo, isso significa que precisamos ingerir menos quantidade de alimentos e gastar mais energia”, explica Jacqueline Rizzolli, endocrinologista, membro da Diretoria da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO)
Mas, além disso, alguns fatores podem influenciar a sua perda de peso e o tempo que vai levar para atingir os resultados que busca.
Gênero
Foto: Reprodução/Internet
01. Homens e mulheres têm composição corporal diferentes e isso influencia diretamente na queima de gordura e, consequentemente, na perda de peso.
Um estudo publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise mostrou que as mulheres queimam 5 a 10% menos calorias em repouso do que os homens, uma vez que elas têm mais gordura do que músculo em sua composição corporal.
Essa queima de calorias em repouso é chamada de taxa de metabolismo basal e representa a quantidade de energia que o organismo gasta para a manutenção das suas funções vitais, como respirar e dormir.
E tem mais: mesmo seguindo uma dieta igual em calorias, homens tendem a emagrecer mais rápido do que as mulheres.
Uma pesquisa publicada no Diabetes, Obesity and Metabolism que analisou por oito semanas mais de 2 mil participantes com uma dieta de 800 calorias mostrou que homens perdem 16% mais peso do que as mulheres.
Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima
Idade
02. Com o passar dos anos, a composição corporal se altera e o corpo passa a ter mais gordura e menos massa magra.
Além disso, estudos mostram que o envelhecimento também reduz a taxa metabólica basal. Com isso, o organismo passa a precisar de menos energia para a manutenção das suas atividades básicas. A composição corporal pode ser um dos motivos dessa mudança, mas não o único.
Resultado: passamos a ter mais gordura no corpo e a precisar de menos calorias para nos manter em repouso. Logo, será preciso ingerir menos calorias e gastar mais energia para atingir o déficit calórico.
Sua composição corporal atual
Foto: Reprodução/Internet
03. A composição corporal no início do processo de emagrecimento também pode influenciar na perda de peso.
De acordo com a endocrinologista Jacqueline Rizzolli, pessoas com mais excesso de peso podem ter uma perda de peso maior no início da reeducação alimentar, podendo eliminar de 3 a 4 kg por semana. “A tendência é que nas primeiras semanas de tratamento o resultado da perda de peso seja mais rápido e reduza gradativamente depois desse período”, explicou.
Conheça a nossa linha de Empréstimos no INSTAGRAM clique na imagem acima
Extra Crédito – Empréstimos para aposentados, pensionistas e servidores públicos e federais.
Informações no Whatsapp: 99 98237-9157
Sono
04. O sono é essencial para garantir o emagrecimento.
Uma noite mal dormida já é o suficiente para aumentar o desejo por alimentos mais calóricos e pobres em nutrientes, como refrigerantes, frituras e doces.
Um estudo publicado na Ann Intern Med. colocou participantes que estavam em uma dieta com restrição calórica para dormir 5,5 ou 8,5 horas por noite. O resultado: aqueles que dormiram 5,5 horas perdera perderam 55% menos gordura corporal e 60% mais massa magra do que aqueles que dormiram 8,5 horas por noite.
Por: Thieny Moltini
Fonte: Jacqueline Rizzolli, endocrinologista, membro da Diretoria da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO)
Transcrito: https://boaforma.abril.com.br/alimentacao/genero-idade-composicao-sono-peso/