NotíciasNutriçãoSaúde em Foco

Frutose: hábito de comer frutas pode esconder uma vilã

Sabe-se há alguns anos que a frutose, o açúcar das frutas, é metabolizada no fígado, onde é transformada em gordura, em vez de energia. Estudos têm mostrado que a ingestão excessiva dessa substância eleva as taxas de produção de gordura em seres humanos, enquanto que o consumo do mesmo total de calorias em forma de glicose não tem resposta semelhante.

Frutose x Produção hormonal

De acordo com pesquisas, a frutose não estimula a produção de dois hormônios fundamentais, insulina e leptina, que participam da regulação a longo prazo do equilíbrio energético. Ao contrário da glicose, a frutose não causa a secreção de insulina pelo pâncreas.

Mas, afinal, o que a insulina faz? Ela influencia a regulação de gordura no corpo, inibindo a ingestão de alimento e intensificando o gasto energético. Quando essa substância está ausente, não há mecanismo para interromper o consumo de energia e, consequentemente, o ganho de peso e a obesidade podem ocorrer.

á a leptina é uma proteína fabricada no tecido adiposo e funciona como um sinal circulante, no sentido de restringir a ingestão dos carboidratos, a produção de gordura e reforçando o gasto de energia. A insulina estimula a produção de leptina, desempenhando um papel muito importante nos depósitos de gordura do organismo.

Com a ingestão de frutose em demasia, essa cascata de reações é suprimida, promovendo um possível ganho de peso. Portanto, se você tem o costume de consumir frutas (e sucos) à vontade, saiba que emagrecer ou ganhar massa muscular pode ficar mais difícil.

Por:Renata Rodrigues de Oliveira

Fonte:Renata Rodrigues de Oliveira
É nutricionista formada pela UNI-BH. Pós-graduada em Nutrição Clínica (Faculdade São Camilo) e também em Fisiologia do Exercício Avançada (Instituto Aleixo). Atualmente, pós-graduanda em Obesidade e Emagrecimento (Gama Filho). Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Fez inúmeros cursos na área, entre eles Personal Diet, Atendimento em Consultório, Dietoterapia na Prática Clínica e Nutrição em Cirurgia Bariátrica. Fez aulas de culinária com Ivo Faria, um dos mais renomados chefs de cozinha de Belo Horizonte. Colunista convidada do site da revista O2 por Minuto, da Nike Corre, da Revista Encontro e da Men´s Health, é apaixonada por tudo relacionado à comida. É orientadora nutricional do portal G1 na Rede Globo Minas, dando entrevistas sobre alimentação saudável e bem estar. Também participou da primeira temporada do Programa Perdas e Ganhos, no canal GNT. Atende no Instituto Mineiro de Endocrinologia, onde é responsável pelo setor de nutrição bariátrica e balão intragástrico. Lá, criou o programa de reeducação alimentar Quickdiet: enriqueça seu cardápio diário e ainda emagreça. Atende também no Al. Nhambiquaras, 1770 conjunto 1103 Moema – São Paulo – SP. Telefones: (11) 3542-1152 / (11) 98402-0020. Ama o que faz e nas horas vagas adora ler, tomar um bom vinho e sair com amigos para conhecer novos restaurantes.

Transcrito:https://fortissima.com.br/2014/06/11/frutose-habito-comer-frutas-pode-esconder-uma-vila-545292/

Deixe uma resposta