Frutas vermelhas e roxas ajudam a acelerar a queima de gordura
Consumo de mirtilos, uvas, cerejas, morangos e romãs, ricos em substâncias antioxidantes como antocianinas, pode auxiliar no emagrecimento. Médico endocrinologista Guilherme Renke explica
Estudos recentes sugerem que o consumo de frutas ricas em antocianinas pode melhorar a queima de gordura corporal. As antocianinas são potentes antioxidantes que estão presentes em maior quantidade nas frutas com tons vermelhos, azuis e roxos, como os mirtilos silvestres, cerejas, uvas pretas, morangos, amoras, framboesas e romãs. A ação antioxidante do pigmento tem sido cada vez mais estudada, esclarecendo relações importantes entre estratégias dietéticas com maior consumo de frutas vermelhas e o impacto destas na queima de gordura.
Amora, framboesa, mirtilo e morango são exemplos de frutas ricas em antocianinas — Foto: Reprodução/Internet
Embora o mecanismo de ação específico ainda não esteja determinado, as possíveis explicações incluem um aumento na ação enzimática, reduzindo a absorção de gordura intestinal e estimulando a atividade de enzimas (AMPK e CPT-1) na taxa de oxidação de gordura no tecido adiposo (que armazena gordura). Além disso, com o aumento do transporte de ácidos graxos nas mitocôndrias e um maior fluxo sanguíneo periférico para os músculos em atividade, há um crescimento na queima de gordura (lipólise).
Um estudo publicado em março na revista científica Nutrients foi realizado com 11 homens saudáveis, com idade média de 26 anos e peso médio de 75kg, e que foram submetidos a treinamento aeróbio. O trabalho mostrou que o consumo de mirtilos silvestres diminui o estresse oxidativo, bem como influencia as enzimas lipolíticas (que quebram as células de gordura) e aumenta a taxa de oxidação de gordura durante o repouso.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Para examinar o real efeito das antocianinas na termogênese (produção de calor dentro do corpo) e lipólise durante o exercício, os participantes do estudo fizeram uma restrição do consumo de frutas ricas em antocianinas por duas semanas. Nesse período, completaram um protocolo de exercícios pedalando a 65% do VO2 pico (volume máximo de oxigênio que o nosso corpo consegue absorver e utilizar durante um exercício) por 40 minutos. Em seguida, os participantes consumiram 375 gramas por dia de mirtilos por duas semanas antes de repetir o protocolo de exercícios.
– O consumo de mirtilos aumentou a queima de gordura ao pedalar em 19,7% aos 20 minutos e 31,1% aos 40 min.
– Além disso houve redução da queima de carboidratos, diminuindo 10,1% aos 20 minutos e 14,8% aos 40 minutos de ciclismo a 65% de VO2 pico.
– Os resultados indicam que antocianinas podem aumentar a taxa de oxidação de gorduras durante atividade de intensidade moderada em homens saudáveis e ativos.
Estudo utilizou 11 homens saudáveis dentro de um protocolo de exercícios pedalando — Foto: Reprodução/Internet
Este estudo foi o primeiro a investigar se o consumo de mirtilos provocaria maiores taxas de oxidação de gordura durante um protocolo de exercício de intensidade moderada em homens saudáveis e treinados, destinado a maximizar a oxidação de gordura. Segundo a médica Raila Teixeira, “os dados do estudo são relevantes se considerarmos que a população em geral tem um interesse crescente em encontrar métodos destinados a aumentar a queima de gordura para objetivos de desempenho, saúde e composição corporal. Perceber que ajustes nutricionais podem gerar tamanho resultado é muito animador e mostra a importância do acompanhamento com o nutricionista”
Fundamental lembrar que uma dieta diversificada e equilibrada é a base para uma vida saudável. Deixo aqui o despertar da curiosidade sobre os alimentos ricos em antocianinas, que podem ser introduzidos com objetivo de gerar mais saúde e performance.
Por: Guilherme Renke – Rio de Janeiro
Fonte: Guilherme Renke, Médico endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Médico do Esporte Titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2023/05/04/frutas-vermelhas-e-roxas-ajudam-a-acelerar-a-queima-de-gordura.ghtml