Fruta se come antes ou depois da refeição? Entenda
Especialistas dão dicas de quais frutas comer em cada momento
Frutas devem ser comidas diariamente por quem busca uma vida saudável, mas pode surgir a dúvida se o consumo idealmente deve ser antes ou depois de uma refeição. Segundo especialistas, isso depende da preferência e do objetivo pretendido.
Mais importante do que se preocupar com o momento ideal é não deixar de consumir frutas, em quantidade e variedade que contribuam para o organismo.
— Se for antes da refeição, é ideal para quem deseja controlar o apetite ou tem uma digestão mais sensível. Neste caso, as frutas leves são boas escolhas. Após a refeição, é melhor para os que buscam uma sobremesa saudável ou querem aproveitar a refeição para potencializar a absorção de nutrientes ensina o médico nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
Pote com salada de frutas – Foto:(Reprodução/Internet)
Ele dá as seguintes dicas de melhores frutas para cada momento:
– Antes da refeição: coma frutas leves e ricas em águas e enzimas, como maçã, pera, mamão e melancia. Elas auxiliam no controle do apetite, facilitam a digestão e preparam o estômago para alimentos mais densos, o que contribui para uma refeição mais saudável e equilibrada;
– Depois da refeição: escolha frutas que auxiliem na digestão, como abacaxi, laranja e kiwi, ou que complementem a refeição com antioxidantes e energia, como frutas vermelhas e banana.
A nutricionista Rejane Viana defende que as frutas devem ser consumidas logo após o almoço ou o jantar. Isso tem os seguintes benefícios:
– Otimiza a absorção do ferro não-heme, proveniente de grãos, como o feijão, o que é ideal para prevenir risco de anemia ou mesmo tratar tal condição. Laranja, goiaba, acerola, morangos e tangerina são bons exemplos. A vitamina C presente nas frutas frescas garante esse papel de melhorar absorção de ferro.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima
– Já outras frutas como abacaxi e mamão possuem enzimas, bromelina e papaína, respectivamente, chamadas de “enzimas proteolítica”, que ajudam a quebrar e digerir alimentos proteicos, facilitando a digestão.
Ela pondera, por outro lado, que frutas podem ser consumidas antes da refeição e até mesmo junto dela, pois frutas como maçã, pera, melancia e manga podem acompanhar saladas cruas, “possibilitando sabor doce e de textura crocante à refeição”.
A nutricionista Juliana Saldanha, do Departamento de Cardiometabolismo da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), pondera que o hábito é o fator decisivo para o momento ideal para consumo das frutas.
— A maioria das pessoas costuma comer frutas após a refeição, como se fosse uma sobremesa. E essa é uma boa forma de não ter tanta vontade de comer doce após uma refeição salgada. Outros preferem comer junto da refeição, porque gostam da mistura do sabor doce com o salgado. E outras pessoas acabam por comer antes, enquanto esperam, por exemplo, a refeição principal.
Compartilhe com os amigos essa matéria via:
WhatsApp Face Book e Telegram
Por: Gabriel Oliveira — São Paulo
Fonte: Juliana Saldanha é nutricionista do Departamento de Cardiometabolismo da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). Formada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem especialização em Nutrição Clínica na Universidade Gama Filho, mestrado em Ciências Médicas na UFF e doutorado em Ciências Médicas na UFF, com período sanduíche na Université Claude Bernarde, em Lyon, na França.
Durval Ribas Filho é médico nutrólogo, fellow da The Obesity Society e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Graduado em Medicina na Faculdade de Medicina da Fundação Padre Albino, tem especializações em Clínica Médica, Endocrinologia, Nutrologia e Saúde Pública e mestrado e doutorado em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
Rejane Viana é formada em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua como nutricionista clínica, com ênfase em cuidado intestinal, intolerâncias alimentares e gestão de peso. Tem mestrado em Bioquímica em Saúde pela Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal.
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2024/12/10/fruta-se-come-antes-ou-depois-da-refeicao-entenda.ghtml