NotíciasNutrição

Frios e embutidos não devem ser consumidos no dia a dia

Segundo a OMS, o consumo excessivo de carnes processadas como salsicha, presunto, salame e mortadela aumentaria o risco de desenvolvimento de câncer. Nutricionista Cris Perroni explica

Por muitos anos, embutidos fizeram parte de dietas para controle do peso, integrando o café da manhã e os lanches enriquecendo sanduíches. Mas ultimamente passamos a nos preocupar cada vez mais com a qualidade dos alimentos, o que inclui reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados e aumentar a ingestão de alimentos in natura e processados com menor quantidade de ingredientes e aditivos.

São classificados como alimentos ultraprocessados aqueles que, em sua grande maioria, são constituídos de proteínas vegetais e animais, gorduras, açúcar, sal, acrescidos de corantes, estabilizantes, aromatizantes, sódio, realçadores de sabor e que possuem menor teor de fibras do que alimentos in natura ou minimamente processados. Foram elaborados para aumentar a variedade alimentar e o “tempo de prateleira“, proporcionando maior durabilidade.

Frios embutidos ultraprocessados presunto salame salaminho mortadela linguiça salsicha   — Foto: Internet

No entanto, o consumo excessivo de proteína animal, especialmente carne vermelha e embutidos, vem sendo apontado como um dos principais fatores de risco para o aumento da incidência de doenças crônicas como obesidade, hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer.

Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um comunicado afirmando que o consumo excessivo de carnes processadas como salsicha, presunto, salame, mortadela e carne seca aumentaria o risco de desenvolvimento de câncer.

Exemplos da composição de embutidos:

Presunto de peru: sobrecoxa de peru, água, proteína de soja, sal, sal hipossódico, açúcar, cebola, pimenta do reino, orégano, louro, pimenta calabresa, espessante (carragena), estabilizantes (tripolifosfato de sódio, pirofosfato tetrassódico e hexametafosfato de sódio), aromatizantes (aroma natural de fumaça e aromas naturais), antioxidante (isoascorbato de sódio), conservador (nitrito de sódio) e corante (carmim de cochonilha);

Presunto cozido: carne suína, água, sal, proteína de soja, açúcar, regulador de acidez (lactato de sódio), estabilizantes (pirofosfato tetrapotássico e pirofosfato tetrassódico), aromatizantes (aroma idêntico ao natural de carne e alho), aromas naturais (contém aroma natural de pimenta), realçador de sabor (glutamato monossódico), antioxidante (isoascorbato de sódio), conservador (nitrito de sódio) e corante (carmim de cochonilha).

A quantidade de aditivos chamou a atenção? Por isso, evite o consumo diário, utilize apenas em situações especiais. E leia o rótulo para escolher marcas com menor lista de ingredientes e aditivos.

Por: Cris Perroni – Rio de Janeiro

Fonte:Cris Perroni, Nutricionista formada pela UFRJ, pós-graduada em obesidade e emagrecimento, com especialização em nutrição clínica e em nutrição esportiva

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2021/07/19/frios-e-embutidos-nao-devem-ser-consumidos-no-dia-a-dia.ghtml

 

Deixe uma resposta