Fortalecer músculos com orientação é melhor forma de evitar lesão na coluna
Personal e ortopedista falam da importância de manter o corpo em movimento, mas sempre respeitando os próprios limites e as dicas profissionais para evitar problemas
Quem pratica esporte certamente já sentiu algum tipo de dor. Tornozelo, canela, distensões musculares… É normal. Mas uma lesão que está bastante presente no dia a dia de atletas amadores – e também profissionais – é na coluna. E algumas modalidades facilitam o aparecimento de problemas nesta região, como levantamento de peso e crossfit, por exemplo. Por isso é preciso tomar alguns cuidados na hora da prática para evitar que o afastamento das atividades seja a única solução
– O aumento de peso deve ser gradual, pois o aumento exagerado de peso e intensidade facilitam lesão. Além disso, é preciso ter boa flexibilidade e a musculatura fortalecida. É importante fazer alongamento, não só antes do exercício, mas sempre. É importante ter um corpo flexível. Sem esses fatores, pode haver uma sobrecarga na musculatura da coluna, gerando lesão – explicou o ortopedista Márcio Cohen, lembrando que a natação é uma ótima opção por ter menos impacto.
Já o personal Cris Parente ressaltou que o papel do treinador nesse aspecto é fundamental para corrigir os movimentos mal executados e aperfeiçoar a técnica do praticante.
– Em todas as modalidades, o trabalho de base, principalmente o técnico, é importante. Isso interfere na musculatura toda. A motivação da competição é legal, mas respeitar o gesto técnico é importante. Não adianta ganhar uma competição e ganhar também uma lesão.
Cris lembrou ainda que é preciso tempo para recuperar a musculatura trabalhada, e que isso também tem grande influência na diminuição do risco de lesões.
– O período de descanso tem que ser respeitado para que a pessoa não entre em um treino com a musculatura cansada da atividade anterior – afirmou.
De acordo com o médico Márcio Cohen, as principais lesões na coluna durante um exercício se dão justamente por falta de acompanhamento ou quando a pessoa não respeita os limites do próprio corpo.
– Um levantamento de peso mal executado ou com um peso maior do que a pessoa poderia suportar naquele momento são as maiores causas de lesões.
E com cautela para evitar lesões, é preciso manter a musculatura fortalecida. Um corpo forte e saudável é menos propenso a se machucar.
– Ser forte é importante para manter a estrutura do corpo organizada, manter o metabolismo ativo. A musculatura desenvolvida mantém o corpo ativo, você come mais sem ganhar gordura. Com o envelhecimento a gente perde massa muscular, e a musculação traz benefícios para todos os sistemas do corpo: coração, pele, e ainda mantém os hormônios em dia – explicou o personal.
Não ao sedentarismo
E é por isso que se manter em movimento é tão importante. Quem passa muito tempo sentado no trabalho e não faz exercícios regularmente tem maiores chances de sofrer com dores na coluna.
– Ficar muito tempo parado nunca é bom – destacou Márcio Cohen.
E é pensando nesse público que sempre usa a falta de tempo como culpada pela não realização de exercícios que o mercado fitness está pensando em soluções inovadoras. Por exemplo, você sabia que já existe uma esteira em que a pessoa anda – em velocidade baixa – enquanto trabalha? As pausas para alongamentos nas empresas também são cada vez mais comuns. Reuniões têm sido feitas em pé. Enfim, o importante é não ficar parado.
– É importante as pessoas buscarem coisas novas para estarem sempre fazendo uma atividade física – acrescentou Cris Parente, lembrando que apenas 4% da população brasileira é regularmente ativa.
Por Eu Atleta
Rio de Janeiro
Fonte: Márcio Cohen,ortopedista
Cris Parente Personal
Transcrito:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/09/fortalecer-musculos-com-orientacao-e-melhor-forma-de-evitar-lesao-na-coluna.html