Fonte energética, mel pode substituir gel carboidrato em exercícios longos
Alimento ajuda a manter níveis de glicose e a repor carboidratos em atividades acima de uma hora. Nas refeições diárias incrementa frutas, leite, iogurte e queijos magros
O mel tem importantes propriedades nutricionais que o tornam um alimento especial: adoçante natural, analgésico, anti-inflamatório, melhora a imunologia e ainda é expectorante. Uma ótima fonte energética, ele é composto por açúcares (em torno de 70 a 80%), predominantemente a glicose e a frutose. O mel é um carboidrato de alto índice glicêmico. Possui baixo conteúdo de água (10 a 20%), é composto por pigmentos carotenoides e flavonoides e, em menor quantidade minerais, vitaminas e proteínas.
A nutricionista Cristiane Perroni, especialista do Eu Atleta, explica que o mel pode ser utilizado por atletas para a reposição de energia, manter os níveis de glicose e reposição de carboidratos em substituição ao gel e a jujuba de carboidratos. Na alimentação, pode adoçar ou incrementar alimentos e preparações, ser adicionado a frutas, leite, iogurtes, pães integrais com queijos magros, principalmente antes da prática esportiva ou pela manhã ao acordar.
Para indivíduos que não precisam controlar o peso e estejam naquela “faixa de peso adequado” estimula-se adoçar chás, leite, iogurtes com mel, o que é melhor do que açúcar. Para ter saúde em dia, o indicado é acrescentar diariamente uma colher de sopa no café da manhã.
A cor do mel pode variar de quase incolor a marrom escuro dependendo da origem da flor, do processamento, armazenamento e temperatura em que amadurece na colmeia. Quanto mais escuro o mel maior a quantidade de pigmentos com potencial antioxidante.
– Não existe uma recomendação, guia ou diretriz sobre o consumo exato de mel. Até porque o problema hoje é o excesso de peso. Mais da metade da população está com excesso de peso e é preciso moderação com adição de calorias. Só que o mel não é caloria vazia como o açúcar – explicou a nutricionista.
Por Eu Atleta
Rio de Janeiro
Fonte:Cristiane Perroni, nutricionista especialista do Eu Atleta,
Transcrito:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2016/07/fonte-energetica-mel-pode-substituir-gel-carboidrato-em-exercicios-longos.html#assunto-nutricao