Fome ou vontade de comer?
Para separar a fome da vontade da comer e para juntar a saúde do bolso com a saúde do corpo, entenda como funciona cada tipo de fome: a física, a emocional, a social e a vontade de comer.
O bem Estar fala sobre quatro tipos de fome: a física, a emocional, a social e a vontade de comer!
Teste: será que a sua fome muda conforme o preço da comida? Se o preço é fixo e tudo liberado, a fome aumenta? Para separar a fome da vontade da comer e para juntar saúde do bolso com saúde do corpo, duas especialistas participam do programa, a endocrinologista Alessandra Rascoviski e a nutricionista Sophie Deram.
FOME FISIOLÓGICA – Esse tipo de fome é do corpo, das células, e qualquer alimento disponível pode resolver o problema. Geralmente, ela aparece por volta de 3-4h após a última refeição.
Quem controla essa fome é o hormônio grelina, presente no estômago. A grelina aumenta e sinaliza para o cérebro que o corpo precisa de alimento, ou seja, que estamos com fome. Assim que o alimento chega ao estômago, a grelina baixa. No intestino, a liberação do hormônio GLP1 sinaliza ao cérebro que estamos satisfeitos.
Dica do Bem Estar – Demora em torno de 20 minutos entre o alimento na boca e a liberação do GLP1 para o cérebro entender que não precisamos de mais comida. Por isso, a dica de comer devagar e mastigar bastante é essencial para comer menos.
FOME SOCIAL – É a fome que está relacionada a uma situação: uma festa, uma reunião de amigos, um rodízio. É quando temos muito alimento disponível e comemos de forma automática, sem pensar e, por isso, muito mais do que precisamos. É o momento de exagerar, o que é normal para o ser humano.
Por:G1, São Paulo
Fonte:Alessandra Rascoviski,endocrinologista
Sophie Deram,nutricionista
Transcrito:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/fome-ou-vontade-de-comer-bem-estar-fala-sobre-alimentacao-e-consciencia.ghtml