Fome oculta pode levar à compulsão alimentar, saiba o que é e como evitar
Silenciosa, a fome oculta causa desnutrição e pode desencadear compulsões alimentares, principalmente por doces. Saiba mais e como evitá-la
O que é fome oculta?
É justamente o hiato entre o que a gente come e o que de fato chega às nossas células. Ela também é conhecida como deficiência marginal, uma carência de um ou mais micronutrientes no organismo, estando presente em 1 a cada 4 pessoas no mundo. É preciso entender que a função primordial do alimento não é a de nutrir nosso estômago, e, sim, nossas células, para que estas possam produzir toda a energia necessária à vida. Para que isso aconteça é preciso um sistema digestório ótimo, no qual o alimento possa ser quebrado no estômago, absorvido no intestino e, por fim, metabolizado nas células. Quando há um erro em alguma dessas etapas, instala-se um quadro de desnutrição silenciosa, que irá servir de gatilho para as compulsões alimentares, especialmente por doces, e acúmulo de gordura.
Para isso não ocorrer, precisamos prevenir a hipocloridria – um enfraquecimento na nossa capacidade digestiva, comprometendo a liberação das enzimas digestivas responsáveis principalmente pela digestão das carnes –, além de pesquisar por possíveis erros metabólicos que estejam impossibilitando as nossas células de utilizarem o nutriente devido, corrigindo essa falha por meio da suplementação com o micronutriente específico.
*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. Você tem alguma dúvida sobre saúde? O expert responde! Envie a pergunta para perguntedrsaude@escala.com.br.
Por Eduardo Magalhães
Fonte:Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa
Transcrito:http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/mulher-de-corpo/