Fisioterapeuta orienta postura correta na corrida e explica como não “correr sentado”
Padrão “sentado” é caracterizado por um giro da pelve para frente e associado à síndrome do piriforme, dores na lombar e tendinite do tendão de Aquiles
Bem no meio da passada da corrida, quando o tronco, perna e pé estão alinhados verticalmente, ocorre uma queda natural do corpo para baixo. Porém, alguns corredores, ao observarem fotos desse, momento se incomodam e ficam preocupados por parecerem estar “correndo sentados”. Mas como identificar se essa alteração postural realmente existe? E como melhorá-la?
É normal que o corpo todo desça, pois esse é um mecanismo de absorção de impacto. O que consideramos como “padrão sentado” é um giro da pelve para frente (uma retroversão), como se de fato a bacia estivesse sentando em uma cadeira imaginária. O padrão sentado é empiricamente associado à síndrome do piriforme, dores na lombar e tendinite do tendão de Aquiles. Isso porque tal postura limita a ação do músculo glúteo máximo.
Para melhorar esse padrão, algumas dicas simples podem ser úteis:
1 Fortaleça o CORE
2 “Cresça o corpo” na corrida
3 Incline-se levemente para frente durante a corrida
Toda tentativa de alteração na biomecânica da corrida é inicialmente difícil, demandando atenção e energia. Porém, com paciência e treinamento tudo fica automático e mais simples.
Por: Raquel Castanharo — Jundiaí, SP
Fonte: Fisioterapeuta formada e mestra em biomecânica da corrida na USP. Realizou pesquisa em biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, Canadá. Trabalha com fisioterapia e avaliação biomecânica em São Paulo e Jundiaí. www.raquelcastanharo.com.br (Foto: Eu Atleta)
Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/post/2019/04/01/fisioterapeuta-orienta-postura-correta-na-corrida-e-explica-como-nao-correr-sentado.ghtml