Fazer exercícios em jejum ajuda a emagrecer?
Fisiologistas Turibio Barros e Gerseli Angeli respondem e explicam dúvida comum, lembrando que quando o assunto é emagrecimento, devemos levar em consideração a balança calórica
Coincidência ou não, nas últimas semanas, vários pacientes nos procuraram com uma mesma dúvida: exercício em jejum faz mais efeito e faz emagrecer mais rápido? É impressionante como os assuntos relacionados ao emagrecimento vira e mexe voltam à tona! É o famoso “moda vai, moda vem”. E como ainda estamos no início do ano, o desejo de emagrecer ainda está “trending” entre as pessoas.
Então vamos lá: se pensarmos na fisiologia do exercício, de fato, há bases para que se pense nessa abordagem de emagrecimento com exercícios em jejum. Mas. infelizmente, quando o assunto é emagrecimento, devemos levar em consideração a balança calórica. Vamos entender?
Independente do exercício estar sendo realizado em jejum ou não, se seu objetivo é emagrecer, ao final do dia você precisa estar em déficit calórico — Foto: Reprodução/Internet
Quando o açúcar (carboidrato) circulante no sangue e seus estoques (glicogênio muscular e hepático) são comprometidos, ocorre uma importante alteração na mistura metabólica para o fornecimento de energia para o organismo.
A falta do carboidrato como fonte de energia desencadeia ajustes metabólicos que permitem que o organismo consiga buscar energia a partir da gordura.
Quando fazemos exercícios em jejum, nossos níveis de açúcar no sangue estão reduzidos, e com isso, todo esse processo metabólico para compensar a falta de carboidrato é ativado, fazendo com que mais gordura seja mobilizada para ser utilizada como fonte de energia para o exercício.
Então: bingo! vamos fazer exercício em jejum que queima mais gordura e faz emagrecer mais rápido, certo? Muita calma nessa hora! Não é bem assim.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Se a ingestão de calorias e o gasto calórico diários são iguais, não importa se você está fazendo exercícios em jejum ou não. Os resultados serão iguais pois a balança calórica é equivalente.
A diferença é que quando fazemos exercícios em jejum, durante a atividade física estaremos queimando mais gordura. Porém, ao longo do dia ainda teremos todas as calorias proveniente da dieta para serem utilizadas ou estocadas.
Por outro lado, quando fazemos exercícios já estando alimentados, estaremos queimando mais carboidratos durante o exercício, e teremos menos calorias e carboidratos vindos da dieta após o exercício o que estimulará maior queima de gorduras no restante do dia.
Foto: Reprodução/Internet
Mas antes que você pense que então é só fazer exercícios estando alimentado que você vai queimar gordura o dia todo e vai virar a Gisele Bundchen num piscar de olhos, lembre-se de que, também, aqui neste caso, não é bem assim.
Para emagrecer, o que vale mesmo é a balança calórica, ou seja, o resultado entre o consumo de calorias e o gasto calórico diários.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Independente do exercício estar sendo realizado em jejum ou não, se seu objetivo é emagrecer, ao final do dia você precisa estar em déficit calórico. E isso deverá ser uma constante.
Portanto, faça exercícios em jejum somente se você preferir e se sentir melhor exercitando-se em jejum. Caso contrário, tome seu café da manhã normalmente (respeitando as recomendações da sua dieta) e seja feliz.
Por: – Campos do Jordão, SP
Fonte: Turibio Barros e Gerseli Angeli, Mestres e doutores em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2023/02/14/fazer-exercicios-em-jejum-ajuda-a-emagrecer.ghtml