Fazer exercício aeróbico e fortalecimento muscular traz mais benefícios aos idosos
Estudo mostra como essa combinação proporciona a melhor estratégia de proteção contra o mal do envelhecimento de hábitos sedentários, a perda de músculo (sarcopenia) e massa óssea (osteopenia)
No último domingo foi comemorado no Brasil o Dia do Idoso. Sendo assim, abordaremos os benefícios, agora, para o idoso obeso (com mais de 65 anos), que utiliza um circuito combinando exercícios, como as corridas, a natação ou o ciclismo (exercícios aeróbicos) associado aos resistidos (de fortalecimento muscular).
Sem os exageros de “puxar ferro”, eles terão uma capacidade física superior aos que só fazem aeróbicos ou apenas a musculação, segundo nova pesquisa feita por médicos especialistas do Texas, publicada numa das mais importantes revistas médicas do mundo, a New England Journal of Medicine.
As combinações dos dois tipos de exercícios resultaram em reduções de 9% no peso corporal ao final de seis meses de acompanhamento, e trouxe também uma capacidade aeróbica melhorada. Essa combinação proporcionou a melhor estratégia de proteção contra o mal comum do envelhecimento de hábitos sedentários, a perda de músculo (sarcopenia) e de massa óssea (osteopenia).
A preocupação de que a perda de peso poderia torná-los ainda mais frágeis, porque os ossos e músculos diminuiriam no emagrecimento, foram infundadas. Essas descobertas foram de grande significado nos Estados Unidos, porque um terço dos adultos mais velhos é obeso, com todos os riscos para a saúde advindos desse excesso de peso.
O total de 160 voluntários com um índice de massa corporal de 30 ou mais e nenhum histórico de exercícios regulares foram matriculados no estudo. Os voluntários que participaram de sessões de treinamento, só aeróbico ou apenas fortalecimento muscular de 60 minutos três vezes por semana durante seis meses, mostraram aumentos de desempenho de 14%. Os outros voluntários que receberam a associação de treinamento aeróbico e de força em sessões conjuntas mais longas de 75 a 90 minutos mostraram uma melhoria de 21%.
Uma pergunta ainda precisa ser respondida, se os resultados se manterão por anos, isto porque a pesquisa durou seis meses. Outras pesquisas com 252 idosos esportistas acima dos 70 anos, que fizemos nos últimos anos no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP, esse binômio de exercícios aeróbicos e fortalecimento muscular, acrescido do treinamento de equilíbrio, mostrou uma mudança na evolução ruim do rápido envelhecimento, para um envelhecimento mais lento e saudável.
Fato que, por mais incrível que possa parecer, foi detalhadamente descrito pelo Pai da Medicina, Hipócrates nos seus famosos “Aforismas” (500 anos A.C). Fica a nossa opinião de que, sem dúvida, idosos ativos, obesos ou não, muito se beneficiam com exercícios físicos regulares mistos.
Por: Nabil Ghorayeb, São Paulo
Fonte: Formado em medicina pela FM de Sorocaba PUC-SP, Doutor em Cardiologia pela FMUSP , Chefe da Seção CardioEsporte do Instituto Dante Pazzanese Cardiologia, Especialista por concurso em Cardiologia e Medicina do Esporte, Coordenador da Clínica CardioEsporte do HCor, CRM SP 15715 , Prêmio Jabuti de Literatura Ciência e Saúde. www.cardioesporte.com.br. (Foto: EuAtleta)
Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/fazer-exercicio-aerobico-e-fortalecimento-muscular-traz-mais-beneficios-aos-idosos.ghtml