Exercícios de força e resistência são bons para o coração
Assim como as atividades aeróbicas, as com pesos também têm impacto positivo importante na proteção cardiovascular. Entenda
Diversas vezes, já exemplificamos em nossa coluna os inúmeros benefícios que o exercício aeróbico traz para o sistema cardiovascular. Porém, dessa vez vamos falar sobre o impacto positivo do exercício resistido (com pesos) para a saúde do coração.
Praticamente ao mesmo tempo em que recebemos a informação de que 3,3% dos americanos que vivem dentre as maiores das 100 cidades mais fit dos Estados Unidos (cidades que oferecem mais oportunidades para que as pessoas sejam fisicamente ativas) sofrem de angina ou doenças coronarianas (o que representa aproximadamente 2.1 milhões de pessoas), um estudo realizado por pesquisadores chineses e americanos aponta para os benefícios da prática de exercícios com pesos para a prevenção de doenças cardiovasculares.
No estudo, foram incluídos mais de doze mil pacientes por um período de 20 anos, com o objetivo de avaliar a associação entre a prática de exercícios resistidos e doenças coronarianas e mortalidade.
A frequência e duração da prática semanal de exercícios resistidos foram obtidas a partir do relato dos participantes do estudo.
Comparados com aqueles que reportaram não realizar nenhum tipo de exercício resistido por semana, os indivíduos que realizavam uma, duas ou três sessões de exercícios por semana, com duração total de até 1 hora, apresentaram risco de problemas cardiovasculares entre 40 e 70% menor. Isto independente da prática ser ou não associada a exercícios aeróbicos.
Deixando de lado objetivos estéticos e de performance e concentrando-se na questão da saúde, os resultados deste estudos são extremamente relevantes, pois a como citamos no início do texto, se 2.1 milhões de pessoas que residem em cidades consideradas “fit” sofrem de angina ou doenças coronarianas, não podemos deixar de imaginar o quão grave é a situação nos grandes centros urbanos que estão longe de obter esse título.
Mais uma vez, podemos concluir que exercício é “remédio” e é imprescindível para a prevenção de doenças e manutenção da saúde.
Pouco exercício sempre será melhor do que nenhum exercício. Portanto, não há desculpas: pratique atividades físicas. Não importa qual. Nunca é tarde para começar.
Por: Turibio Barros (com Gerseli Angeli) – Orlando, EUA
Fonte: Turibio Barros, Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM, fisiologista do São Paulo FC e membro do American College of Sports Medicine
Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/post/2020/02/12/exercicios-de-forca-e-resistencia-sao-bons-para-o-coracao.ghtml