FitnessNotícias

Exercícios ao ar livre de manhã ajudam na qualidade do sono

Fisiologistas do esporte explicam como a luz do sol beneficia e a luz artificial atrapalha no ajuste do relógio biológico

A luz solar exerce efeitos poderosos sobre o humor, ritmo circadiano e sono. Antes da descoberta da eletricidade e, consequentemente, da luz artificial, tínhamos muito clara a distinção dos períodos claro e escuro, e com isso nosso ritmo circadiano era mais bem ajustado. A exposição à luz artificial no período noturno provoca alterações no nosso ritmo circadiano, trazendo diversos prejuízos à saúde, dentre os quais podemos destacar a piora na qualidade do sono, no humor e na percepção de bem-estar.

Por outro lado, a exposição à luz solar durante o dia tem o efeito oposto. Exercitar-se ao ar livre durante o dia, portanto, é um grande aliado no combate aos distúrbios de ansiedade e depressão e demais problemas relacionados com a má qualidade do sono.

Exercitar-se ao ar livre durante o dia é um grande aliado no combate aos distúrbios de ansiedade e depressão e demais problemas relacionados com a má qualidade do sono — Foto: Reprodução Internet

Um estudo realizado no Reino Unido com mais de 500 mil participantes mostrou que a média de exposição dessa população à luz do dia era de aproximadamente 2,5 horas por dia, e que cada hora a mais de permanência ao ar livre durante o período diurno estava relacionada com menor incidência de depressão, menor consumo de antidepressivos, menor incidência de anedonia (incapacidade de sentir prazer ou de realizar atividades que antes davam prazer), melhor humor, maior percepção de felicidade e menor neuroticismo (tendência a desenvolver sentimentos negativos).

Além disso a maior exposição à luz solar durante o dia foi relacionada com maior facilidade em se levantar pela manhã, menos cansaço e menores sintomas de insônia.

Todos esses efeitos positivos foram relatados, independentemente da região demográfica em que viviam os participantes, o estilo de vida ou trabalho executado.

A luz solar influencia o sono porque seu comprimento de onda mais curto estimula o cérebro através de receptores na retina, influenciando nosso relógio biológico. A exposição à luz solar no período da manhã ajusta nosso relógio biológico para mais cedo, enquanto a exposição à luz no período da tarde e antes do anoitecer “empurra” esse relógio para mais tarde.

Além do cérebro, com a luz solar ocorre também um estímulo em regiões relacionadas com o humor, ajudando a diminuir sintomas de depressão e emoções negativas.

Portanto, se você está lutando contra insônia, ansiedade, depressão, falta de disposição etc, fazer exercícios ao ar livre certamente vai ajudar muito no combate a esses problemas, pois teremos os inúmeros efeitos positivos das endorfinas somados aos benefícios da luz do dia.

Por: Turibio Barros e Gerseli Angeli – Campos do Jordão, São Paulo

Fonte: Mestres e doutores em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2021/11/30/como-a-luz-do-sol-ajuda-e-a-luz-artificial-atrapalha-o-sono.ghtml

Deixe uma resposta