Exercício tem efeito anti-inflamatório em indivíduos com sobrepeso e obesidade
Pesquisas recentes comprovaram que se exercitar diminui número de células sanguíneas que podem causar a inflamação crônica e efeitos podem ser sentidos em apenas seis semanas
O sobrepeso e a obesidade são um desafio para a saúde global. Aumentam o risco de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e diabetes 2. Aproximadamente um terço dos adultos podem ser considerados obesos no mundo, ou seja, com índice de massa coporal maior do que 30. Muitos dos problemas de saúde ligados à obesidade são resultado da inflamação crônica causada por substancias produzidas no tecido adiposo que atuam em diversos orgãos, as chamadas adipocinas. A inflamação é um processo natural do nosso corpo em resposta a pequenos danos, mas em pessoas com excesso de gordura corporal esse estimulo é potencializado por algumas adipocinas específicas que estão mais altas que o normal. A longo prazo, o estímulo contínuo dessas adopocinas pode causar uma inflamação persistente pelo aumento de células pró-inflamatórias no sangue. Mas, estudos comprovaram que a atividade física age de forma combativa às inflamações e seu efeito pode ser percebido em pouco tempo.
Essa inflamação é causada diretamente por células sanguíneas específicas, e se essas células são produzidas no corpo em maior número do que o normal, elas podem se espalhar para os órgãos do corpo e causar seu mal funcionamento. Essas céluas são formadas de células-tronco que podem ser estimuladas ou inibidas por diferentes fatores, como por exemplo, o exercício físico. Uma pesquisa recente inédita, publicada no Journal of Physiology, mostra esse efeito. Segundo o estudo, o exercício físico altera de forma benéfica as características dessas células-tronco e, portanto, reduz o número de células sanguíneas que podem causar a inflamação crônica.
Durante as pesquisas, foram recrutados 17 adultos jovens e magros e dez adultos jovens e obesos saudáveis. Foi realizado um programa de exercícios físicos de seis semanas. Esse programa de exercícios consistiu de três sessões de bicicleta ou corrida em esteira por semana, cada sessão com duração de aproximadamente 60 minutos. Amostras de sangue foram coletadas antes e após a intervenção de treinamento para quantificar células-tronco pró-inflamatórias. Os resultados do estudo demonstraram que o exercício reduziu significativamente o número de células-tronco pró-inflamatórias.
Fica a dúvida agora se essas mudanças nas populações de células pró-inflamatórias melhorariam também a função dos músculos e do tecido adiposo envolvidos no consumo de energia e armazenamento entre as pessoas com obesidade. Outro ponto que ainda deve ser investigado é se esses efeitos do exercício físicos nas células inflamatórias também poderiam ser vistos em outras condições crônicas associadas ao aumento da inflamação.
Esses resultados são promissores e fornecem uma nova explicação de como o exercício físico pode melhorar a saúde em adultos com sobrepeso. Além disso, o impacto da intervenção com o exercício físico vai além do benefício apresentado pelo estudo. É sabido que a prática regular dos exercícios físicos causa vasodilatação arterial, diminuição da pressão arterial a longo prazo, melhora da sensibilidade à insulina e traz benefícios psicológicos. Vale lembrar que todo indíviduo sedentário ou com sobrepeso que irá iniciar um programa de exercícios físicos deve realizar antes uma avaliação médica completa e ter o acompanhamento do profissional de educação física.
Referências:
1 – Niemiro et al. Effects of endurance exercise training on inflammatory circulating progenitor cell content in lean and obese adults. J Physiol 0.0 (2018) pp 1–12
Por: Guilherme Renke, Rio de Janeiro
Fonte: Médico pela Universidade Estácio de Sá, com pós-graduação em Cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia INCL RJ e Endocrinologia pela IPEMED. Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Membro do American College of Sports Medicine, Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Membro do Departamento de Ergometria e Reabilitação da SBC.
Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/exercicio-tem-efeito-anti-inflamatorio-em-individuos-com-sobrepeso-e-obesidade.ghtml