Exercício físico previne o câncer? Veja o que diz a maior análise feita até hoje
Estudo científico consagra a atividade física como mais uma ferramenta no combate
ao câncer. Os dados são de mais 12 estudos e incluiu 1,44 milhões de indivíduos
Pesquisadores publicaram essa semana na renomada revista JAMA um estudo em que coletaram dados de mais 12 estudos anteriores e incluiu 1,44 milhões de indivíduos, sendo que um deles foi iniciado em 1982. É a maior análise realizada até hoje sobre o exercício e o câncer.
Os voluntários foram questionados sobre o quanto de atividade física estavam envolvidos durante o último ano. Metade se exercitaram em uma quantidade igual ou maior que 150 minutos por semana e a outra metade menos. A saúde deles foi monitorada durante 7 a 28 anos.
Os resultados indicaram que os indivíduos que mais se exercitaram apresentaram um percentual menor de diversos tipos de câncer como o esofágico, fígado, pulmão, cólon, mama entre outros. Foi relatada uma diminuição de risco de desenvolvimento de câncer de 7% para os indivíduos que praticavam atividade física regularmente. Não foi encontrada uma associação com alguns tumores como de ovário, pancreático e cérebro.
Os pesquisadores pontuam alguns aspectos que podem atuar nessa proteção:
• Equilíbrio de hormônios que favorecem o desenvolvimento de alguns tipos de tumores como o estrógeno no câncer de mama por exemplo.
• Controle de fatores pró-inflamatórios que poderiam estimular um processo inflamatório crônico que favorece o desenvolvimento tumoral.
• Regula a insulina, evitando assim sua resistência que está associada com diversas condições clínicas não benéficas.
Além disso podemos ressaltar que a atividade física favorece a diversidade do microbioma, fortalecendo o sistema imunológico, fator essencial para otimizar os fatores de proteção contra o desenvolvimento de câncer.
Esse estudo é mais uma comprovação de que para se ter qualidade de vida e prevenir doenças a atividade física é fundamental e deve ser praticada com constância.
Referência:
Steven C. Moore et al., Association of Leisure-Time Physical Activity With Risk of 26 Types of Cancer in 1.44 Million Adults. JAMA Intern Med. Published online May 16, 2016. doi:10.1001/jamainternmed.2016.1548
Fonte:LIA KUBELKA BACK
Mestre em biotecnologia e doutora em biologia celular e do desenvolvimento com habilitação em genética molecular humana pela UFSC. É membro da American Society of Human Genetics e do Institute for Functional Medicine. Hoje é diretora técnica do Biogenetika, centro de medicina individualizada.
Transcrito:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/05/exercicio-fisico-previne-o-cancer-veja-o-que-diz-maior-analise-feita-ate-hoje.html