NotíciasSaúde em Foco

Exercício de abdominal não funciona para perder barriga; entenda

Séries em pé ou deitado vão ajudar a fortalecer a musculatura, mas não terão ação direta sobre a perda de gordura na região

Uma das principais razões que levam brasileiros às academias ou aos treinos em casa é o acúmulo de gordura abdominal. Seja por razões médicas ou estéticas, fato é que a gordura na barriga é uma queixa frequente dos alunos, segundo especialistas em atividade física ouvidos pela GQ Brasil.

Acontece que uma das principais crenças destes alunos – e de muitos que buscam iniciar por conta própria a jornada da fitness – infelizmente não procede: exercícios focalizados para determinadas regiões não provocam a perda de gordura localizada nestes pontos do corpo. Portanto, o abdominal, em pé ou deitado, não vai ser a solução para quem tem esse objetivo.

DAJ/Thinkstock/Getty Images

“Abdominal não faz você perder barriga. Abdominal nada mais é do que o fortalecimento da musculatura. Você tem a musculatura e a gordura por cima dela. Não há problema em ter uma musculatura fortalecida, mas isso não vai mudar que há uma capa de gordura por cima”, explica o personal trainer Bruno D’Orleans.

Fortalecer a musculatura é positivo para emagrecer, mesmo que esse emagrecimento seja diluído ao longo do corpo. “Quanto mais massa muscular você tiver, mais o corpo vai necessitar de energia para te manter em pé. Para isso, o corpo vai queimar mais gordura”, afirma o personal Cassio Fidlay.

Como uma pessoa emagrece

O emagrecimento funciona seguindo uma equação simples e ao mesmo tempo complexa de se executar. Todos temos um número, que varia de pessoa para pessoa, que é o da chamada Taxa Metabólica Basal (TMB). Trata-se do total de calorias que seu corpo gasta para se manter diariamente.

Há outras variáveis para fechar a conta, como hormônios, sono e até a ingestão de água, mas regra geral o principal fator para o emagrecimento é o déficit calórico, o que ocorre com o seu corpo quando você consome ao longo do dia menos calorias do que foram gastas.

É por isso que emagrecer apenas com dieta é mais difícil. Quando ocorre a prática de exercícios físicos, o seu consumo de calorias vai além da TMB, abrindo espaço para que o déficit calórico seja maior, com mais perda de peso.

Por outro lado, a redução excessiva da alimentação pode provocar desnutrição e anemia, entre outras doenças. Para orientar esse processo, é importante procurar nutricionistas e educadores físicos profissionais.

Então como perder gordura na barriga?

Diego Villalobo, gerente técnico do grupo Smart Fit, explica que “a perda de gordura é geral” e acontece com o corpo buscando as reservas que possui em diferentes partes do corpo.

No entanto, a dinâmica dessas reservas traz uma má notícia para quem quer perder gordura na região do abdômen. “A barriga é o primeiro lugar em que se acumula gordura e o último em que se elimina”, afirma Villalobo.

Para acelerar o processo, uma boa dica é buscar exercícios que trabalhem a parte cardiovascular e façam o metabolismo operar mais rápido. Bruno D’Orleans cita como bom exemplo a modalidade de treino conhecida como HIIT, sigla em inglês para Treino Intervalado de Alta Intensidade.

Como o próprio nome diz, são treinos que consistem em submeter o interessado a um alto nível de esforço intercalado com períodos de descanso. Os abdominais até se encaixam aqui, uma vez que o foco são sequências de atividades com o peso do corpo em movimento, com exercícios como polichinelos, saltos e corridas. Os intervalos, é importante reforçar, devem ser respeitados e serão orientados de forma correta por um profissional.

Por: Redação GQ

Fonte: Bruno D’Orleans, personal trainer

Cassio Fidlay,personal trainer

Diego Villalobo, gerente técnico do grupo Smart Fit

Transcrito: https://gq.globo.com/Corpo/noticia/2021/05/exercicio-de-abdominal-nao-funciona-para-perder-barriga-entenda.html

Deixe uma resposta