NotíciasNutriçãoSaúde em Foco

Excesso de peso, cansaço, perda de memória? Pode ser seu fígado! Faça o teste e veja se o seu é saudável

Não existe corpo saudável com fígado doente. Será que a sua dieta não está prejudicando seu órgão? Confira aqui as estratégias para ter um fígado “magro”

Pare e pense no que você comeu nos últimos dias. Se na sua lista apareceram alimentos como pão, massas e doces, pode ter certeza: você está consumindo muitos carboidratos simples, aqueles que tem alto índice glicêmico e se convertem rapidamente em açúcar no organismo. Ahh, e claro: ELES ENGORDAM! Esse açúcar todo no seu sangue faz seu fígado inflamar e torna o órgão resistente à insulina, favorecendo ainda mais o ganho de peso.

TESTE: O SEU FÍGADO É SAUDÁVEL?

Veja quais afirmações se aplicam a você. Se marcar duas ou mais delas, o seu fígado pode estar gorduroso e chegou a hora de cuidar melhor dele!

( ) Excesso de peso, sobretudo no abdome: 75% das pessoas com sobrepeso têm fígado gorduroso.

( ) Fadiga persistente: 73% dos doentes reclamam de cansaço e 44% de extrema sonolência diurna.

( ) Delírio, suor frio, atordoamento, tontura e fraqueza: 56% das pessoas experimentam disfunções do sistema nervoso automático
(que regula movimentos inconscientes do corpo) e 43% têm histórico de quedas.

( ) Problemas de memória e concentração: 50% dos pacientes têm leve sintomas cognitivos e 46% demonstram de moderado a severo enfraquecimento cognitivo.

( ) Dores abdominais: 48% têm sensação de estômago cheio, inchaço ou sensibilidade na parte central ou superior direita da barriga.

( ) Descoloração da pele: 12% das pessoas com fígado gorduroso ficam com a cútis hiperpigmentada, com manchas no pescoço, nos cotovelos e nos joelhos.

Segundo análise dos pesquisadores da Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade da Carolina do Norte (EUA), o mundo passou a consumir 41% mais carboidratos simples em relação há três décadas. A introdução do fast food tem muito a ver com isso.

A situação é bastante preocupante. De acordo com uma pesquisa publicada no periódico American Journal of Physiology: Endocrinology and Metabolism (EUA), dietas ricas em carboidratos simples aumentam o acúmulo de gordura no fígado em mais de 60% em apenas seis semanas!
O médico americano Mark Hyman, autor do livro The Blood Sugar Solution (A Solução para o Açúcar no Sangue, em tradução livre do inglês), defende que é possível tratar e recuperar o fígado gorduroso de forma rápida com uma alimentação desintoxicante. Ao passar pela limpeza, o órgão filtra melhor as toxinas e facilita o emagrecimento. Um estudo feito pela Universidade de Sydney, na Austrália, com uma mulher que diminuiu o índice glicêmico da dieta por 12 semanas, concluiu que a perda de peso foi duas vezes maior que a de um regime sem restrição. Confira a seguir as estratégias que ajudam a prevenir ou eliminar a gordura hepática. Vamos nessa!

Por:Redação Viva! Mais

Fonte:pesquisadores da Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade da Carolina do Norte (EUA)

Transcrito:http://vivamais.uol.com.br/noticias/viva-saudavel/excesso-de-peso-cansaco-perda-de-memoria-pode-ser-seu-figado-faca-o-teste-e-veja-se-o-seu-e-saudavel.phtml#.WJEPVNIrLIU

Deixe uma resposta