NotíciasNutriçãoSaúde em Foco

Essas 7 pessoas podem estar fazendo você engordar

Banner de dentro dos postsOs filhos, colegas de trabalho e até aquela blogueira que você segue podem estar sabotando sua dieta sem você nem se dar conta. Saiba quais são e fique de olho!

Já parou para pensar em como as pessoas ao seu redor têm influência direta na sua dieta? Pode ser aquela colega de trabalho que insiste para que você tome mais uma rodada de chope no happy hour, o namorado que não abre mão da pizza aos domingos ou até mesmo sua mãe, que não perde a chance de comentar: “Como você está magrinha, minha filha!”. “Mesmo sem percebermos, esses eventos cotidianos acabam fazendo você engordar. Cabe a cada um de nós identificar uma situação nociva e driblá-la. É claro que um dia de deslize não faz mal a ninguém, o problema é quando se torna algo constante”, comenta a nutricionista Renata Migueis, do Vigilantes do Peso (RJ). Descubra quais são as pessoas que podem estar fazendo você engordar e como fugir dessa enrascada.

7164

. Os filhos

Muitas vezes, a chegada de um filho vem acompanhada de vários convites a festinhas infantis e idas à sorveteria. Apesar de a criança não ser a mandachuva do pedaço, é comum que a mãe ceda aos encantos da prole simplesmente pela dificuldade em dizer “não”. “Geralmente, os pais priorizam as vontades dos filhos – e, na maioria das vezes, elas não são nada saudáveis. Nessas horas, é preciso tomar as rédeas da situação e ensiná-los sobre a importância de uma alimentação correta. Quanto mais cedo eles adquirirem essa consciência, melhor”, diz Renata Migueis.

7165

2. O marido ou namorado

Sim, a máxima “casar engorda” é verdadeira. Afinal, quem resiste a um delicioso jantar a dois? “Com a convivência intensa, inevitavelmente um irá adquirir hábitos do outro – para o bem e para o mal”, afirma Alice Amaral, nutróloga (SP). A ideia é tentar torná-lo um aliado na busca por uma alimentação diária saudável e nutritiva e reservar os dias de gordices para ocasiões especiais. Para facilitar a empreitada, evite manter guloseimas na despensa e encha a casa de frutas, verduras, legumes e alimentos integrais. “Lembre-se: a comunicação é tudo em um relacionamento. Nada melhor do que uma boa conversa para alinharem as expectativas”, acrescenta Renata.

7166

3. A família

Se depender da sua mãe, seu prato nunca estará cheio o suficiente. Não bastasse a insistência para que você coma mais um pouquinho, ela ainda faz questão de preparar os pratos mais gostosos do mundo! Como lidar? “A melhor coisa a fazer é abrir o jogo. Não é nenhum defeito priorizar a saúde. Brinque com a situação e aja de forma descontraída para não soar grosseira”, ensina Renata. Outra sugestão bacana é criar um grupo no WhatsApp com os familiares para trocar dicas, receitas e até mesmo compartilhar as pequenas conquistas do dia a dia. Assim, todo mundo entra na onda e emagrece junto!

7167

4. O colega de trabalho

Sexta-feira, fim do expediente e todos já estão ansiosíssimos para o happy hour. “Manter-se firme na dieta enquanto se está rodeada de cerveja, drinques e comidas de boteco é para os fortes”, admite Renata. A nutricionista ensina: “Antes de sair, coma frutas ou castanhas. Isso a fará evitar os excessos. Lá, busque por alternativas saudáveis e foque nelas. Controle as porções das guloseimas e desvie os olhos do cardápio de bebidas alcoólicas”. Lembre-se: você está lá para curtir as boas companhias, não para enfiar o pé na jaca!

7168

5. A blogueira

Sabe aquela famosa do Instagram que você adora? Ela pode estar fazendo-a engordar. “Muitas vezes, as blogueiras não têm formação em nutrição e passam, sem discernimento, dicas de alimentação erradas para as suas seguidoras”, critica Renata. Outro perfil perigoso é o da garota que posta excessivamente fotos de comida trash. “Aqui, há duas possibilidades. Ou você fica morrendo de vontade de comer comidas calóricas e pobres em nutrientes ou, pior, você vê que ela come besteiras e continua magérrima e cria uma autodepreciação da própria imagem”, analisa. Por isso, pense bem antes de seguir qualquer pessoa e certifique-se de que não está sendo enganada.

7169

6. Os amigos da faculdade

Faculdade é sinônimo de correria. Você faz estágio, estuda para as provas, prepara a tese de TCC e ainda deve cuidar dos afazeres domésticos. Para piorar, a grana está sempre curta. Por isso, no intervalo das aulas, a turma se une e divide pacotes de bolacha recheadas ou qualquer opção que seja barata da cantina, como coxinhas e croissants. “Fique de olho nesses petiscos baratinhos. Além de repletos de gorduras trans, eles não matam a fome – pelo contrário, farão você comer mais. Você economiza no bolso, mas perde na balança”, alerta Renata. Para fugir da tentação, leve um lanche natural feito em casa e um chá gelado.

7170

7. A melhor amiga

Quer coisa mais gostosa do que sair pra almoçar com aquela amiga do coração e estender o passeio para uma rodada de guloseimas em casa? Até aí, tudo ótimo. O problema começa quando você decide acompanhá-la e não só pede o mesmo prato, como passa a consumir a mesma quantidade de comida. Um estudo do New England Journal of Medicine concluiu que a obesidade é uma doença socialmente contagiosa e o risco de desenvolvê-la é enorme se sua amiga estiver acima do peso. Ou seja: para não ter que cancelar os programas com sua best, mantenha-se fiel à sua dieta. Ao saírem para comer, sugira pedir uma salada e dividir o prato principal e a sobremesa. Fazer a refeição em um prato menor também ajuda a enganar o cérebro.

por Ana Paula de Araujo

Texto Amábile Reis

Edição Helô Oliveira

Adaptação Ana Araujo

Fonte:Renata Migueis,nutricionista do Vigilantes do Peso (RJ)

Alice Amaral, nutróloga (SP).

Transcrito:http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta-de-emergencia/essas-7-pessoas-podem-estar-fazendo-voce-engordar/10401#foto=10401-6

Banner de dentro dos posts 2

Deixe uma resposta