Esporte na adolescência pode prevenir osteoporose no futuro
Regra de ouro é criar massa óssea cedo para ter uma boa poupança no futuro, segundo estudo destacado pelo clínico e intensivista Luis Fernando Correia
A perda de densidade mineral óssea (DMO) com a idade é uma causa importante do aparecimento da osteoporose (deterioração do tecido ósseo), que tem sido relatada como um dos principais motivos de quedas em idosos no Japão. Isso leva a fraturas que requerem enfermagem a longo prazo. A prevenção da osteoporose na população idosa pode, assim, ajudar a diminuir substancialmente a carga da doença e os custos de saúde.
Os hábitos de vida precoces podem influenciar amplamente a saúde e o aparecimeno de doenças na velhice. Nesse sentido, as atividades físicas praticadas na adolescência podem contribuir muito para a saúde a longo prazo.
Esses efeitos podem ser atribuídos, em grande parte, ao ganho de massa óssea, que atinge o pico durante a década de 20 e, posteriormente, começa a declinar com o passar dos anos.
Adolescentes jogando basquete – Foto: (Reprodução/GettyImages)
Notavelmente, estudos mostraram que o aumento de 10% no pico de massa óssea durante a adolescência pode atrasar a osteoporose em até 13 anos.
No entanto, não se sabe quais tipos de atividades esportivas, praticadas durante os Ensinos Fundamental e Médio, têm impacto positivo na DMO e na saúde óssea em idosos.
Para preencher essa lacuna, uma equipe de pesquisadores da Universidade Juntendo, no Japão, examinou recentemente a relação entre o tipo de esporte praticado durante a adolescência, juntamente com características específicas individuais, e a DMO na velhice. O estudo está publicado na Frontiers in Physiology.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Os pesquisadores relatam que é difícil recuperar a DMO depois que a perda acontece. Portanto, é importante aumentar o pico de massa óssea durante a adolescência para manter a DMO na velhice. O estudo mostra a importância do exercício para a prevenção da osteoporose e fornece evidências científicas para estabelecer medidas precoces contra o problema no futuro.
Participaram da pesquisa 1.596 idosos com idades de 65 a 84 anos, do Bunkyo Health Study, residentes em Bunkyo-Ku, área urbana de Tóquio. Os pesquisadores avaliaram aptidão física, níveis de biomarcadores sanguíneos, incluindo vitamina D, e DMO das regiões do colo femoral (região superior do osso da coxa) e da coluna lombar (região inferior da coluna), usando raios-X de dupla energia. Posteriormente, o grupo foi entrevistado para avaliar a participação em atividades esportivas durante a adolescência. Outros parâmetros, incluindo doenças, hábitos de vida, história médica e status atual de medicação, também foram registrados para análisNo estudo ficou demonstrado que o basquete estava associado com DMO femoral significativamente alta em homens e mulheres mais velhos. Além disso, o peso corporal e os níveis séricos de vitamina D influenciaram a DMO femoral.
Compartilhe com os amigos essa matéria via:
WhatsApp e Telegram
Por: Luis Fernando Correia – Flórida, EUA
Fonte: Luis Fernando Correia, Clínico e intensivista com certificado em Inovação pelo MIT, ex-chefe da emergência do Samaritano, o Doc hoje se dedica à divulgação de temas ligados à saúde
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2024/02/22/esporte-na-adolescencia-pode-prevenir-osteoporose-no-futuro.ghtml