Especialistas falam dos benefícios do ovo: a proteína que segura a fome
Por conter aminoácidos de alta qualidade, o alimento demora mais para ser digerido, o que prolonga a sensação de saciedade. O melhor: com apenas 70 kcal por porção. Especialistas falam dos benefícios do ovo: a proteína que segura a fome. Confira!
Fonte de proteína de boa absorção, o ovo é uma ótima aposta para quem quer emagrecer. Além de toda a versatilidade culinária, o alimento é capaz de aumentar a saciedade e diminuir a fome nas refeições seguintes. Por esta razão o seu consumo é indicado logo no café da manhã.
Segundo Lucia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, trata-se de uma fonte importante para o desenvolvimento muscular e também para a reparação celular. “Tem um mix de vitaminas do complexo B, com ênfase na colina, que atua na transmissão de impulsos nervosos, melhorando a cognição”, explica a profissional. Um ovo por dia é a medida ideal para o consumo.
A nutricionista Sandra Wages explica que as fibras de proteínas de alto valor biológico atuam em conjunto para favorecer o emagrecimento em uma dieta equilibrada.
“Em termos gerais, considerando uma dieta de 2.000 kcal, é possível reduzir a ingestão em 500 kcal. Assumindo uma ingestão diária de 1.500 kcal, podemos considerar uma perda de peso de um a dois quilos por semana com a inclusão do ovo na dieta”.
Com gema, sim
Por conta da malhação e da busca pelos músculos bem definidos, muitas pessoas acabam escolhendo consumir apenas a clara e dispensam a gema. Mas se engana quem acha que essa é a melhor opção.
A clara realmente tem poucas calorias, não apresenta nenhum tipo de gordura e é fonte de proteína pura. No entanto, Lucia explica que um ovo tem aproximadamente seis gramas de proteínas, sendo que 2,7 gramas estão na parte amarela.
“A gema do ovo contém todos os nutrientes do alimento, vitaminas do complexo B, vitaminas lipossolúveis A, D, E, K, carotenoides luteína e zeaxantina e minerais que participam do bom funcionamento celular. Além disso, também tem 4,5 g de gorduras importantes para o organismo, ácidos graxos mono e poli-insaturados (2,87 g) e gorduras saturadas (1,75 g). Em uma dieta de emagrecimento, as pessoas acabam excluindo as gorduras da alimentação e muitas vezes não têm consciência da importância que a gordura tem para a manutenção da perda de peso”, finaliza.
por:Evelyn Cristine
Texto:Mônica Miliatti
produção:Janaína Resende (Estúdio Fue)
Fonte: Lucia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil
Transcrito:http://dietaja.uol.com.br/especialistas-falam-dos-beneficios-do-ovo-a-proteina-que-segura-a-fome/