NotíciasNutrição

Escolha os alimentos certos para obter mais energia e foco

A cafeína, presente em alguns chás e no café, age no sistema nervoso central como estimulante. Já o carboidrato, presente no arroz integral, cevadinha e grão de bico, é a principal fonte de energia do corpo.

Final de ano é uma época com festas na empresa, festas de família, mas dependendo do que a gente come, podemos ter mais ou menos energia para aguentar o pique. Nesta terça-feira (31), a nutricionista Tânia Rodrigues falou como enfrentar essa maratona de comilança, escolhendo os alimentos certos para não perder o ânimo. O carboidrato, por exemplo, é a principal fonte de energia do corpo, além de serem ricos em vitaminas, minerais e fibras.

A digestão do alimento começa na boca e, ao chegar no estômago, as moléculas se quebram e se transformam em monossacarídeos, que são glicose, frutose e galactose. Após serem absorvidas, essas moléculas caem na corrente sanguínea e vão para dentro das células, dando energia para o corpo, inclusive para as funções cerebrais. Além de energia, os carboidratos de boa qualidade são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Os exemplos de alimentos são: arroz integral, cevadinha, grão de bico, lentilha, milho e o trigo.

As frutas ricas em antioxidantes também são fontes de carboidrato porque agem neutralizando os radicais livres, que são substâncias que o corpo produz e que são nocivas para a saúde, se estiverem em grande quantidade, pois podem acelerar o processo de envelhecimento e causar algumas doenças.

Quando evitamos a produção de radicais livres, temos mais energia. No final do ano é comum as pessoas consumirem mais álcool, açúcar e gordura, que aumentam os radicais livres. Mais um motivo para consumir frutas antioxidantes, como pêssego, damasco, morango e cereja.

HIDRATAÇÃO É FUNDAMENTAL

O corpo desidratado tem um desequilíbrio do nível de eletrólitos no sangue, o que gera cansaço e provoca queda de pressão.

Por isso, repor água e eletrólitos é muito importante para dar disposição. Se for consumir bebida alcoólica, alterne com um copo de água. Lembre-se: o álcool desidrata porque aumenta a perda de urina. Beba também bastante água de coco, que tem sódio e potássio, importantes para a contração muscular porque são eles que ajudam a manter os nutrientes no sangue.

CAFEÍNA MELHORA O FOCO

Ter foco também é fundamental para otimizar o tempo. Segundo a nutricionista, os alimentos que colaboram para isso são: chá verde, chá mate, café e o chocolate com 70% de cacau. A substância age no sistema nervoso central como estimulante. Eles não têm a mesma função energética que o carboidrato, mas aumentam o foco e a atenção.

Por: G1

Fonte: Tânia Rodrigues, nutricionista

Transcrito: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/12/31/escolha-os-alimentos-certos-para-obter-mais-energia-e-foco.ghtml

Deixe uma resposta