ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE ESCOVAR OS DENTES DOS PETS
Para evitar o acúmulo de tártaro e doença periodontal, patologia que atinge 85% de cães e gatos acima de quatro anos de idade, é extremamente importante escovar os dentes dos pets regularmente. Saiba mais!
O mau hálito é só um dos motivos para que a escovação dentária de seu animal seja um hábito. Isso porque a principal causa desse sintoma é o acúmulo de tártaro formado pela placa bacteriana, o que pode levar à doença periodontal, que é bem comum. “Essa patologia atinge 85% de cães e gatos acima de quatro anos de idade. O sinal mais revelador é o bafo, ou halitose”, conta Letícia Kowalesky, médica veterinária do Centro Veterinário Vet Quality (SP).
A veterinária explica que essas ba:ctérias, em contato com a gengiva, desencadeiam uma reação do sistema imunológico resultando em gengivite, sangramento, retração gengival e, em casos mais graves, amolecimento dos dentes. “A melhor forma de prevenir e retardar o acúmulo de tártaro é a escovação dentária. Ossinhos artificiais, biscoito e soluções adicionadas na água ajudam, mas o método mais eficaz é mesmo a escovação”, explica Letícia. Para começar, você vai precisar de uma escova de dentes de cerdas macias, pasta de uso veterinário, muita paciência e carinho. “O segredo é o condicionamento positivo, ou seja, procure sempre recompensar o bom comportamento”, conclui a médica.
Por:Letícia Ronche
Adaptação:Kelly Miyazzato
Fonte:Letícia Kowalesky, médica veterinária do Centro Veterinário Vet Quality (SP)