NotíciasSaúde em Foco

Entenda a Hérnia de Disco, que tirou Varejão da Olimpíada e agora ameaça Fabiana Murer

Em pouco menos de um mês a delegação brasileira dos jogos Olímpicos Rio-2016 sofreu duas más notícias, ambas relacionadas a doenças da coluna.

Primeiro foi o atleta Anderson Varejão, titular da equipe masculina de basquete, que abandonou os treinos e posteriormente a possibilidade de jogar nestas olimpíadas devido a um quadro de hérnia discal na região lombar.

Mais recentemente, Fabiana Murer anunciou que está se tratando de uma hérnia discal na região cervical, que chegou a comprometer seu desempenho em uma competição em Londres, a atleta revelou ainda que está em tratamento fisioterápico intensivo, duas vezes ao dia, e que tem esperanças de ter um desempenho normal nos jogos de 2016. A primeira disputa da atleta será no dia 16 de agosto.

O que é Hérnia de disco?
A Hérnia de disco é um deslocamento do núcleo do disco, que é um amortecedor presente entre os diversos ossos da coluna.

O que pode causar Hérnia de Disco nos Atletas?
Segundo o Dr. Bruno Aprile, especialista em Coluna e médico da clínica SO+U Ortopedia, “a hérnia de disco pode estar relacionada a causas genéticas ou ao esforço, seja ele sobrecarga aguda ou acúmulo de microlesões”. Um bom exemplo de sobrecarga aguda é o de um levantador de peso, que ao tentar erguer mais peso do que está preparado, venha a desenvolver uma ruptura do disco, permitindo a herniação do seu núcleo, num quadro de dor habitualmente aguda e intensa.

Já nos casos de microlesões, os atletas por diversos fatores (despreparo muscular, posicionamento incorreto, traumas repetitivos como saltos, ou quedas com uma postura ruim da coluna) vão acumulando pequenas lesões no disco, que apresentam sintomas similares ao de dores musculares e podem facilmente passar despercebidas, até que haja o aparecimento da hérnia de disco e da dor.

Porque algumas delas impedem a atividade competitiva ou mesmo de treino, enquanto outras não impedem?

hernia-de-disco

O fato da hérnia causar ou não incapacidade no atleta tem a ver com os sintomas sentidos pelo mesmo – no quadro de dor incapacitante para as atividades, ou alterações de força ou sensibilidade persistentes, habitualmente é recomendada a interrupção da atividade física até melhora do quadro. Nos casos de dor mais suportável, ou sintomas menos graves, é permitido e recomendado o condicionamento físico sob supervisão e cuidados.

Quais foram os sintomas desses atletas?
Nos parece que é o que ocorreu – em seus próprios depoimentos, Anderson Varejão relata uma dor lombar intensa, durante 5 dias após exercícios físicos, sendo necessária a parada dos treinos e realização de exames médicos; que culminaram com o afastamento do mesmo da posição de titular

No caso de Fabiana Murer, a atleta já havia relatado dores após uma prova em 15 de julho, mas sentiu uma fraqueza no braço na sua própria competição, o que a levou a procura médica – felizmente o caso dela parece estar sendo bem solucionado com fisioterapia, o que acontece em mais de 90% dos casos, e a mesma está tentando retomar a rotina de treinos.

Caso se restabeleça a tempo, Fabiana Murer disputará a prova do salto com vara na manhã do dia 16 de agosto, já Anderson Varejão foi cortado e substituído por Cristiano Felício, que também atua na NBA.

Por: Rojas Comunicação

Fonte: Dr. Pedro Baches Jorge
Dr. Pedro Baches Jorge é formado em medicina pela Santa Casa de São Paulo. Possui especialização em ortopedia pela Santa Casa de São Paulo, especialização em oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo e especialização em cirurgia do joelho, medicina esportiva e artroscopia pelo Instituto Cohen. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e Ortopedista do Pronto Atendimento do Hospital Sírio Libanês, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, membro titular da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica e membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo. Também é diretor clínico da S.O. Ortopedia e Traumatologia.

Dr. Bruno César Aprile é médico ortopedista com formação e especialização pela Santa Casa de São Paulo. Especialista em cirurgia da coluna e em técnicas minimamente invasivas e em endoscopia da coluna.

Deixe uma resposta