É por Isso que Você NUNCA Deve Retirar as Cutículas
Antigamente, manter as unhas bonitas era uma preocupação quase que exclusiva das mulheres. Hoje, os homens cada vez mais têm também essa preocupação estética. Com esse objetivo, todas essas pessoas buscam manicures ou optam por fazer as próprias unhas… Bom, isso não seria um problema a não ser por um detalhe: no Brasil, retirar as cutículas é um hábito muito difundido.
Mas o que há de errado nisso? Preciso te contar uma coisa: definitivamente retirar as cutículas é algo que deve evitar a qualquer custo! Você retiraria do seu corpo algo que o protege? Ninguém em sã consciência faria uma coisa dessas, e acredito que você também não!
Retirar as cutículas piora suas unhas e sua saúde
As cutículas são a primeira barreira de proteção das suas unhas. Ela naturalmente bloqueia a entrada de microorganismos na matriz ungueal, a “raiz” das unhas, ou seja, sua parte mais importante.
Retirar as cutículas funciona como qualquer outro dano a essa região, como quando elas são arrancadas por algum outro motivo. Isso pode afetar a matriz, prejudicando no futuro o bom crescimento das unhas.
Ou seja, você retira as cutículas querendo ficar com as unhas mais bonitas… Mas, depois, elas podem começar a crescer com defeitos como descoloração, irregularidades, partes mais ou menos elevadas que o todo…
E, é claro, retirar essa proteção aumenta o risco de entrada de germes e bactérias. Lembre-se que suas mãos estão sempre em contato com superfícies sujas e possivelmente contaminadas. Deixar a porta de entrada totalmente aberta é um erro enorme!
Se as cutículas lhe incomodam, o consenso dos profissionais de saúde é que elas sejam no máximo empurradas para baixo de forma suave. Mas nada de removê-las!
Mantendo suas unhas bonitas e saudáveis
Se você quer realmente manter suas unhas mais bonitas e com saúde, o melhor é tratar de dentro para fora. Alimente-se de acordo com seu tipo metabólico, consuma proteínas animais de animais criados a pasto, vegetais e mantenha uma boa flora intestinal.
A biotina, uma vitamina do complexo B muito presente nos ovos, e a glutationa, um antioxidante poderoso e incrível para as unhas e os cabelos também são uma boa pedida. Tudo isso vai nutrir seu corpo – e consequentemente suas unhas – de forma adequada.
Com essas dicas exclusivas para manter a beleza e saúde das suas unhas você certamente verá a mudança que deseja, e sem precisar retirar as cutículas! Quer algo melhor que isso?
Referências bibliográficas:
Mayo Clinic, Fingernailcare
American Academy of Dermatology Nails
Neurotoxicology, 1998;9(2):197-208
Seminars in Dermatology, March 1992; 11 (1):88-97.
Canadian Medical Association Journal, 1991;145(3):231
Cutis, November 2000;66:373-374.
Experts Explain Why You Should Never Cut Your Cuticles. Huffpost. Mar. 2016.
Por: Dr. Rondó
Fonte: Dr. Rondó é médico, Cirurgião Vascular com ampla expertise em medicina preventiva e alta performance. Especializou-se em Terapias Antioxidantes pelo The Robert W. Bradford Institute, nos EUA, e no Regenerations Zentrum Dr. Kleanthous Embh (Heideberg), na Alemanha. Graduado pela Faculdade de Santo Amaro em 1983. É membro e diplomado pelo American College of Advancement in Medicine. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Transcrito: https://www.drrondo.com/dr-rondo/