É errado achar que fazer exercícios permite a você comer muitas besteiras
Atividade física e alimentação caminham lado a lado quando o assunto é ter uma vida saudável. Mas, durante um processo de perda de peso, precisamos tomar cuidado com algumas armadilhas que podem prejudicar a relação amigável entre a dieta e a prática de exercícios.
O nutricionista Victor Machado, responsável por elaborar os Cardápios para Emagrecer de VivaBem, diz que um erro muito comum é a pessoa pensar que, por ter queimado calorias no treino, tem liberdade para comer alimentos calóricos e pouco saudáveis, como sorvetes, chocolates, frituras, fast-food.
Acontece que, seja para emagrecer, seja por saúde, nossa alimentação não deve ser focada apenas em calorias. Para qualquer objetivo, o importante é priorizar o consumo de alimentos nutritivos e naturais. “Tenha em mente que um brigadeiro e uma maçã podem ter as mesmas calorias, mas o efeito gerado no metabolismo é bem diferente. A fruta vai oferecer muito mais substâncias importantes para seu organismo funcionar bem”, diz Machado.
Foto: Reprodução/Internet
Outro ponto é que, quando gastamos calorias no treino, nosso corpo busca formas de compensar isso. Como? Diminuindo o metabolismo e aumentando a fome. E, se optar por alimentos pouco saudáveis, você corre o risco de exagerar, pois eles não garantem saciedade. “Você pode, sim, comer mais no dia que faz exercícios, desde que foque em produtos naturais”, diz Machado.
O nutricionista defende que o correto, na verdade, é fazer o contrário: comer para treinar. Ou seja, ter sempre a consciência de que, para render bem nos exercícios e se recuperar adequadamente, seu corpo precisa de combustível de qualidade —a comida saudável.
“Para emagrecer com saúde, o grande segredo é comer bem e pensar na atividade física como um ato de celebração por tudo aquilo que o seu corpo é capaz de fazer, não uma ferramenta para queimar calorias”, diz.
Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem
Antes do exercício, a recomendação é consumir carboidratos (banana, batata, pão integral) e proteínas leves (queijo branco, iogurte). Depois do exercício, foque no consumo de carnes, ovos, frango ou peixe —que fornecem aminoácidos essenciais para a construção muscular—; verduras, legumes e grãos integrais —que vão garantir energia e nutrientes importantes para o corpo se recuperar do esforço no treino—; e gorduras boas, como azeite e castanhas —que dão saciedade e fornecem energia.
Por: VivaBem, em São Paulo
Fonte: Victor Machado, nutricionista responsável por elaborar os Cardápios para Emagrecer de VivaBem
Transcrito: https://www.uol.com.br/vivabem/dietas-para-emagrecer/semanas/comer-para-treinar-x-treinar-para-comer-qual-e-o-melhor.htm