Durante quanto tempo é preciso pedalar para emagrecer?
A NiT preparou um guia prático com tudo o que precisa de saber para entrar no admirável mundo do cycling.
Treinar não significa apenas passar horas no ginásio ou numa box de CrossFit, correr mais de 10 quilômetros ou caminhar durante 30 minutos todos os dias. Há outras formas de manter a forma e andar de bicicleta é uma delas. Aliás, é mesmo possível perder peso com esta atividade — a NiT diz-lhe como.
“Quem anda de bicicleta regularmente poupa muitas visitas ao médico. Muitas pessoas com problemas de dores nas costas, excesso de peso ou doenças cardiovasculares, podiam desfrutar de muitos anos de boa saúde se usassem a bicicleta mais vezes”, diz um relatório publicado no ano passado pela Universidade Alemã do Desporto.
Pedalar não tem apenas a vantagem de tonificar as coxas e glúteos. O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais, fazendo com que eles se estendam e comprimam constantemente — assim se explica que este desporto previna as dores nas costas. E, como é um desporto, pode também ser um excelente antidepressivo.
Foto: Reprodução/Internet
No entanto, não pode começar a pedalar de repente. É necessário começar com percursos mais curtos e ir aumentando gradualmente o tempo de treino. E, claro, realizar alongamentos nas zonas que vão estar mais ativas durante o passeio de bicicleta.
O mesmo estudo alemão diz que 50 minutos são suficientes para acelerar o metabolismo e, consequentemente, queimar mais calorias do que seria esperado. Uma hora é suficiente para controlar ou perder peso, já para não falar no facto de ter uma ação antistress. O ideal seria mesmo arranjar, pelo menos, três horas por semana para andar de bicicleta.
Segundo o PT Tiago Silva, andar de bicicleta é um pouco como correr, mas com uma diferença: sentimos as pernas mais pesadas no início do treino. Esse peso vai diminuindo à medida que vamos treinando com mais frequência.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
“Contudo, as pessoas mais pesadas vão achar a bicicleta mais desconfortável devido ao selim (o assento) ser estreito e até pelo desequilíbrio que podem ter pelo excesso de peso”, explica.
Isto quer dizer que pedalar na rua não será uma boa escolha. Nestes casos, a melhor opção é uma bicicleta estática de ginásio. Porém, para obter mais resultados, deve utilizar as bicicletas de spinning ou cycling. É com elas que irá sentir mais esforço de pernas e até cardiovascular, já que é possível fazer sprints ou subidas sempre com o rabo fora do selim. Todos estes pormenores contribuem para que perca mais peso, mas não só.
Foto: Reprodução/Internet
Com estas bicicletas também é possível trabalhar mais a zona abdominal, lombar e os braços. Consequentemente, queimam-se mais calorias.
No entanto, para isto acontecer, tem de cumprir algumas regras essenciais. A primeira é pedalar, pelo menos, 30 minutos e ir intercalando com os dias da semana. Ou seja, treina num dia, descansa no seguinte. E assim sucessivamente. Se é um principiante, comece com cargas mínimas e vá aumentando o peso gradualmente. Isso também se aplica à duração do treino. Começa por pedalar cinco minutos e no dia seguinte aumenta para 10 — até conseguir chegar aos tais 30 minutos.
“Numa intensidade boa e constante, podem perder-se centenas de calorias em 30 a 45 minutos de treino de bicicleta. Por exemplo, uma pessoa com 1m65 de altura e com 75 quilos, pode perder cerca de 450 a 500 calorias. Aumentando as cargas, chega-se às 600”, conta à NiT o autor do grupo “No Limit Runners“.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Provavelmente, vai aumentar o volume de gémeos, quadriceps, isquiotibiais (os três músculos localizados na região posterior da coxa). Se fizer subidas e se pedalar com o rabo fora do selim, vai conseguir tonificar mais depressa essa zona do corpo.
“Mas atenção: não nos podemos esquecer de que a parte superior do corpo não estará tão ativa durante o cycling, pelo que não vai perder tanto volume como nas pernas. Porém, com a prática e ingerindo muitos líquidos durante o treino — até para facilitar o processo de perda de líquidos e normalizar a transpiração —, é possível melhorar esta parte. Mas, claro, isto vai depender muito do estado físico de cada um”, acrescenta o PT.
Por: Andreia Afonso Guerreiro
Fonte: PT Tiago Silva
Universidade Alemã do Desporto.
Transcrito:https://www.nit.pt/fit/ginasios-e-outdoor/durante-quanto-tempo-e-preciso-pedalar-para-emagrecer