NotíciasSaúde em Foco

Dormir pouco engorda?

Estudo mostra que horas insuficientes de sono desregulam o metabolismo.

Sim. Dormir pouco aumenta a fome, principalmente de carboidratos. Por isso, para ajudar a manter seu peso, vale a dica: durma bem.

Essa foi a conclusão de um estudo publicado por pesquisadores da Universidade do Colorado. Observou-se que apenas 5 dias – o que equivale a uma semana normal de trabalho – com horas insuficientes de sono bastam para desregular nosso equilíbrio energético.

Dormir pouco significa mais horas acordado. Parece óbvio, mas para o nosso metabolismo isso significa que o corpo precisa armazenar mais energia para garantir todo o trabalho em excesso, posto que acordados gastamos muito mais. Tudo certo. Só que quando o alimento é fácil, como em nosso caso – afinal, não precisamos sair para caçar: basta andar até a geladeira – a tendência é armazenarmos muito mais energia do que precisamos. Resultado: ganhamos mais peso.

Os pesquisadores observaram que o sono insuficiente aumenta nosso gasto de energia em aproximadamente 5%. No entanto, tendemos a armazenar muito mais energia do que isso. Temos mais fome principalmente à noite, após o jantar. Dá uma fome específica de alimentos altamente calóricos, principalmente de carboidratos.

Quem não gosta de “assaltar” a geladeira ou a dispensa à noite atrás de um doce delicioso?

A privação de sono desequilibra a “ordem” vinda dos hormônios que promovem as sensações de fome e saciedade. Mesmo que os hormônios sinalizem energia acumulada, o organismo não identifica estes sinais e armazena mais. Engordamos, portanto.

Mas há uma boa notícia: voltar a dormir bem pode emagrecer. As pessoas estudadas que tiveram sono insuficiente, quando retornaram ao hábito de dormir adequadamente, perderam até 0,5 Kg de peso. O organismo se reequilibrou.

Quanto cada um deve dormir por noite?

Ao redor de 8 horas por noite em média. Sabe-se que há variações individuais: uns precisam de mais, outros de menos. Sinta onde está seu ponto de equilíbrio. Acordar descansado e não ter a necessidade de “cochilos” frequentes ao longo do dia são bons parâmetros.

Durma e coma o suficiente para você: simples assim.

Por: Ana Escobar


Fonte: Doutora Ana Escobar é médica pediatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ( FMUSP). Tem Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria da FMUSP. É coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social do Departamento de Pediatria FMUSP. Responsável por disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu strictu na Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora do Livro “Promoção da Saúde na Infância”, editora Manole e “Prática Pediátrica” e “Pediatria Geral” da editora Atheneu. Autora dos livros Boas Vindas Bebê 1, 2 e 3. Médica Consultora do Programa Bem-Estar da TV Globo. Embaixadora oficial da saúde da APAE DE SÃO PAULO. Membro do Conselho Editorial e colunista da Revista Crescer – Ed. Globo e responsável pela coluna de saúde semanal no portal G1/ Globo. Diretora Técnica e responsável pelo conteúdo de saúde em todos os canais da “Dra. Ana Escobar” , inclusive a Fanpage, que conta com quase 2 milhões de seguidores.

Transcrito: https://g1.globo.com/bemestar/blog/ana-escobar/noticia/2019/10/28/dormir-pouco-engorda.ghtml

Deixe uma resposta