NotíciasSaúde em Foco

Dor nas costas? Novo estudo mostra como prevenir de maneira fácil!

Pesquisas revelam os benefícios de se mover mais e as estratégias para incorporar mais atividade no seu dia a dia e prevenir a dor nas costas

Você está se sentindo encurvado na cadeira, distraído com o celular ou mergulhado no trabalho no computador? Talvez seja hora de se levantar e se mover antes que a dor nas costas se intensifique.

Um estudo recente sugere que reduzir o tempo que passamos sentados pode ser uma abordagem simples e eficaz para evitar problemas nas costas.

Entenda a pesquisa

Dor nas costas? Novo estudo mostra como prevenir de maneira fácil! – Foto: (Reprodução/Internet)

Uma equipe da Universidade de Turku realizou um teste de seis meses para avaliar se a redução do tempo sentado poderia aliviar a dor nas costas e impactar determinadas características musculares. O estudo contou com a participação de 64 adultos entre 40 e 65 anos, todos acima do peso ou obesos e que se enquadravam nos critérios para síndrome metabólica um grupo de condições que eleva o risco de doenças cardíacas, derrames e diabete.

Metade dos participantes foi instruída a reduzir seu tempo sentado em uma hora por dia, enquanto a outra metade manteve suas rotinas habituais. O grupo que recebeu a intervenção foi incentivado a substituir a posição sentada por ficar em pé ou realizar atividades físicas leves, moderadas ou vigorosas. Durante todo o estudo, eles usaram acelerômetros para monitorar seus movimentos e receberam metas personalizadas por meio de um aplicativo móvel.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

Os resultados foram surpreendentes: enquanto a intensidade da dor nas costas permaneceu estável no grupo que diminuiu o tempo sentado, ela aumentou significativamente no grupo de controle ao longo dos seis meses. Isso indica que reduzir o tempo inativo — como ficar sentado no sofá — pode ser uma estratégia eficaz para prevenir a piora da dor crônica nas costas.
Aprenda a prevenir a dor nas costas!

Com o aumento do tempo que passamos sentados, seja em casa, no trabalho ou durante o lazer, é fundamental adotar medidas para prevenir essa condição incômoda.

Felizmente, existem várias estratégias simples e eficazes que podem ajudar a aliviar a dor nas costas e promover uma melhor saúde da coluna. Desde a incorporação de atividades físicas até a melhoria da postura, vamos explorar maneiras práticas de manter sua coluna saudável e evitar o desconforto.

Foto: (Reprodução/Internet)

– Tente diminuir o tempo que você passa sentado ao longo do dia. Isso pode incluir fazer pausas regulares para se levantar e se mover.

– Use mesas ajustáveis que permitam alternar entre ficar sentado e em pé. Isso ajuda a reduzir a pressão na coluna.

– Pratique atividades físicas leves a moderadas, como caminhadas, alongamentos ou exercícios de fortalecimento, para manter os músculos das costas saudáveis.

– Considere utilizar dispositivos que monitorem seu nível de atividade, ajudando a definir metas diárias para se mover mais.

– Configure alarmes ou lembretes no seu celular para lembrá-lo de fazer pausas e se movimentar durante o dia.

– Preste atenção à sua postura enquanto está sentado. Mantenha os pés apoiados no chão e a coluna ereta para minimizar a tensão nas costas.

– Inclua alongamentos regulares na sua rotina para aumentar a flexibilidade e reduzir a rigidez nas costas.

– Quando for levantar objetos, use as pernas e não a coluna para evitar lesões nas costas.

Essas estratégias simples podem ajudar a prevenir o agravamento da dor nas costas e promover um estilo de vida mais ativo e saudável.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp e Telegram

Por:Beatriz Caroline Men

Beatriz Caroline Men é repórter de AnaMaria e jornalista em formação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Por aqui, escreve sobre bem-estar, saúde e comportamento.

Fonte: equipe da Universidade de Turku

Revista Ana Maria

Transcrito: https://revistaanamaria.com.br/noticias/bem-estar-e-saude/dor-nas-costas-novo-estudo-mostra-como-prevenir-de-maneira-facil.phtml

Deixe uma resposta