NotíciasNutrição

Dietas restritivas funcionam? Nutricionista responde e dá quatro dicas

Dietas restritivas funcionam? E as dietas bizarras que são compartilhadas na internet? A nutricionista franco-brasileira Sophie Deram, coordenadora do Projeto de Genética dos Transtornos Alimentares no AMBULIM da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e autora do livro best-seller “O peso das dietas”, conversou comigo sobre algumas dietas que, apesar de estranhas, já fizeram sucesso e foram ou são seguidas por várias pessoas. São as dietas da papinha, da solitária, da Bela Adormecida, do ar, do vinagre e do gelo triturado. Além disso, ela explica o conceito de que “dieta engorda” e fala sobre alimentação saudável, transtornos alimentares e efeito sanfona. Dê uma olhada!

A nutricionista, especialista em áreas como genética, nutrigenômica, nutrigenética, obesidade e transtornos alimentares, elogia a alimentação mediterrânea. ela ainda dá quatro dicas ensinando para uma alimentação que ajude a viver com qualidade, prazer e peso saudável:

Alimentos in natura, como frutas, são uma boa aquisição na alimentação — Foto: Internet

1. Diga não à dieta restritiva;

2. Mais alimento caseiro e in natura, menos industrializado;

3. Cozinhe mais;

4. Respeite suas emoções.

Doutora pelo departamento de Endocrinologia da FMUSP, Sophie Deram é ativista contra as dietas restritivas e defensora do prazer de comer e do comer consciente (mindful eating). Cunhou frases como “comer melhor e não menos”, “dieta engorda” ou “pode comer de tudo, mas não tudo”. No seu consultório em São Paulo, bem como nas redes sociais, cursos e palestras que ministra, ela se dedica a inspirar as pessoas a melhorarem a sua relação com a comida, resgatando o prazer, os alimentos frescos e não-processados e o ato de cozinhar para viver com mais saúde e bem-estar.

Por: Analu Lourenço

Influenciadora digital e colunista convidada. Apaixonada por um estilo de vida saudável e equilibrado (@analu.lourenco)

Fonte: Sophie Deram,nutricionista franco-brasileira coordenadora do Projeto de Genética dos Transtornos Alimentares no AMBULIM da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e autora do livro best-seller “O peso das dietas”,

Transcrito: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2021/03/18/dietas-restritivas-funcionam-nutricionista-responde-e-da-quatro-dicas.ghtml

Deixe uma resposta