NotíciasSaúde em Foco

Dieta para colesterol alto: veja 7 lanches aprovados para comer

O colesterol é um tipo de gordura encontrado no sangue e nas células que é bastante importante para produzir hormônios, vitaminas e para ajudar os órgãos a funcionar corretamente. Há diferentes frações de colesterol, classificadas pelas lipoproteínas que o carregam nas artérias:

– O LDL, leva o colesterol para as células e é considerado “ruim”, pois quando circula em excesso pode se acumular nas artérias e formar placas de gorduras no coração, aumentando risco de infarto e AVC (acidente vascular cerebral)

– O HDL “bom” (HDL) que transporta o excesso de colesterol das artérias para o fígado, ajudando a evitar o entupimento

A maior parte do colesterol é produzida pelo nosso próprio corpo, mas uma parcela vem da dieta. Por isso, quem consome mais gordura, passa a produzir mais colesterol, o que deixa de ser saudável. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), um terço das doenças cardíacas ocorre devido ao colesterol alto.

Foto: Reprodução/Internet

Por isso, a escolha dos alimentos como lanches ou snacks é fundamental para evitar esse problema de saúde. O ideal é não banir qualquer alimento da dieta, mas reduzir a quantidade e a frequência, além de privilegiar formas de preparos mais saudáveis.

A lista de lanchinhos a seguir foi elaborada por Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Gisele Pontaroli Raymundo, professora do curso de Nutrição da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Claudia da Silva Fragata, cardiologista e especialista em arritmias cardíacas do Hospital Santa Cruz; Sueli Vieiras, cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; e Maria Fernanda Vischi D’Ottavio, nutricionista do HCor (Hospital do Coração)

Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima

Colesterol alto: o que comer

Pão integral

Preparar um lanche com pão integral é uma ótima opção para quem tem colesterol alto. O alimento é rico em fibras, que colaboram na diminuição do colesterol advindo dos alimentos. Mas fique atento com os recheios: é importante dar preferência para proteínas e queijos magros como cottage, ricota, mussarela light, cream cheese e requeijão light, além de ovo cozido, cenoura, atum, peito de frango, salmão e alface.

Oleaginosas

As oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas, são fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que ajudam na diminuição de uma fração do colesterol, também popularmente chamado de colesterol ruim (LDL). Cerca de 50 gramas ao dia é uma ótima opção de lanchinhos no meio da manhã ou da tarde.

Aveia

Foto: Reprodução/Internet

A aveia possui fibras solúveis, que colaboram tornando a absorção do colesterol dos alimentos mais lenta. Ela também inibe a síntese de LDL no fígado e aumenta as concentrações do HDL, que pode ser considerado o defensor das artérias.

Pipoca de panela

A pipoca preparada na panela está liberada para quem está com o colesterol elevado, desde que seja com pouca gordura e sal, sem manteiga ou açúcar. O alimento possui poucas calorias e suas fibras prolongam a sensação de saciedade. A pipoca pronta para microondas não deve ser consumida, pois tem gordura vegetal hidrogenada, o que não é recomendado para indivíduos com taxas altas de colesterol.

Chocolate amargo

O chocolate amargo, ou seja, com 70% ou mais de cacau, também é uma opção de petisco, pois é rico em flavonoides, que são substâncias que funcionam como antioxidante, prevenindo ou retardando danos a células do corpo, o que pode ser bom para a circulação sanguínea e controle do colesterol. Mas atenção a quantidade: cerca de 30 gramas (uma barra pequena) por dia é o suficiente.

Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima

Salada de frutas

As frutas in natura são ótimas fontes de fibras e devem ser consumidas regularmente. Inclua cereja, amora, uva, morango, jabuticaba, por terem boas quantidades de fibras solúveis (pectina)

Iogurte

Consumir iogurte pode reduzir o colesterol ruim devido aos probióticos, mas tem que ser o iogurte de verdade. Além disso, a redução de gordura saturada é recomendada para quem tem o colesterol elevado, por isso, os iogurtes desnatados são indicados. Porém, é importante se atentar ao açúcar que algumas vezes são adicionados a esses produtos.

Colesterol alto: melhor evitar

Embutidos

Foto: Reprodução/Internet

Os alimentos embutidos possuem altos índices de gordura. Pessoas que estão com o colesterol alto devem evitar o consumo de alimentos como presunto, salame, salsicha, por exemplo

Queijos amarelos

Esse tipo de queijo é rico em gordura saturada e colesterol e devem ser consumidos em poucas quantidades. Opte por laticínios desnatados e queijos brancos.

Biscoitos industrializados

Como a maioria dos alimentos ultraprocessados, eles têm gordura vegetal hidrogenada na sua formulação, que aumentam o colesterol ruim e reduzem o bom.

Salgados fritos

As frituras como coxinha e bolinho de queijo são uma tentação, mas o óleo ao ser aquecido passa por reações químicas que elevam o colesterol ruim e diminuem o bom. Sempre que possível opte por alimentos grelhados ou assados.

Conheça a nossa linha de  Empréstimos no INSTAGRAM clique na imagem acima

Extra Crédito* – Empréstimos para aposentados, pensionistas e servidores públicos e federais.

Informações no Whatsapp: 99 98237-9157

Carnes gordas

Os lanches com carnes gordas e vermelhas devem ser evitados devido ao excesso de gordura saturada. Prefira os cortes magros, como lagarto, alcatra e patinho, e retire todo o excesso de gordura. Lembre-se de consumir carne vermelha com moderação — cerca de três vezes por semana é o ideal.

Por: Samantha Cerquetani

Colaboração para o VivaBem

Fonte: OMS (Organização Mundial da Saúde)

Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia)

Gisele Pontaroli Raymundo, professora do curso de Nutrição da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

Claudia da Silva Fragata, cardiologista e especialista em arritmias cardíacas do Hospital Santa Cruz

Sueli Vieiras, cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

Maria Fernanda Vischi D’Ottavio, nutricionista do HCor (Hospital do Coração)

Transcrito: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/11/16/dieta-para-colesterol-alto-veja-7-opcoes-de-lanches-aprovados-para-comer.htm

 

Deixe uma resposta