FitnessNotícias

Dicas para os ciclistas urbanos pedalarem seguramente

Está se tornando cada vez mais comum andar de bicicleta nos grandes centros urbanos em todo o território brasileiro. Apesar de surgirem mais ciclovias, com diversos ciclistas precisando pedalar em algum trecho da rua para chegar aos seus destinos. Saber sobre a melhor forma de pedalar com segurança nas cidades deve ser entendido pelos ciclistas para se evitar acidentes.

Os ciclistas têm usado bicicletas não apenas para o esporte ou lazer, como também para ir e voltar do trabalho. Da escola ou se deslocar para diferentes pontos que são do perímetro urbano, fazendo com que os carros e os transportes públicos aprendam a conviver com as bicicletas no trânsito. Sendo obrigatório ter uma nova reeducação e organização do espaço nas vias.

Para quem está começando a pedalar

As dicas para os iniciantes da bicicleta nas ruas urbanas a pedalarem com segurança é a de começar a pedalar pelos bairros que são os mais tranquilos, com curtas distâncias, para ir se acostumando com os carros e pegar todas as manhas que são dos centros urbanos. Quem quiser iniciar o pedal pelos grandes centros urbanos, comece no período da noite, com o trânsito menos intenso.

Procure na sua cidade pelos grupos de passeios de bicicletas e que geralmente ocorrem no período noturno. Em dias de semana e que acontece pelas principais vias ou avenidas em uma cidade. Saiba que, pedalar em grupo é uma forma segura de proteção do ciclista. Que poderá ganhar confiança, até que se sinta pronto para pedalar sozinho, em outro horário e lugar.

Dicas para os ciclistas pedalarem nas grandes cidades brasileiras

Nas ruas movimentadas os ciclistas e para a sua segurança, devem andar sempre de capacete de proteção. Colocar um farol na bike para a hora de pedalar á noite. Nunca pedalar na contramão e sempre na mesma mão que é da direção dos automóveis, sem trafegar junto aos carros, ônibus e caminhões. Nas ruas com paradas de ônibus, nunca é aconselhado trafegar na pista da direita.

O mais recomendável nesses casos é que se trafegue na pista do meio ou na segunda pista da direita, sendo que, em cruzamentos ou esquinas será esse também o local que é o mais seguro. Nunca pedale de forma sinuosa ou em zigue-zague, mas sempre de forma reta. Mantenha a sua visão sempre em conjunto no trânsito, sem fixar o olhar num único ponto na via.

Publicidade, loja NELSON PEÇAS

Clique na Imagem e conheça nossa linha de Produtos

Telefone:( 99) 3521 – 1936

Sempre sinalize com o braço ou assobiando com a boca, todas as direções que for tomar, principalmente nos cruzamentos ou nas vias. Utilize sempre roupas de cor clara ou que sejam chamativas, principalmente se o pedal for á noite. Nunca permaneça espremido entre 2 carros ou entre os ônibus em uma via e tome muito cuidado com a abertura das portas dos carros que estão estacionados.

Nunca pedale junto ao meio-fio, para se evitar o risco de colisões ou de quedas. Não pedale escutando música com fone de ouvido, a audição isolada é considerada como uma diminuição de percepção do trânsito, que deve sempre ser visto e ouvido para se evitar acidentes. Siga as nossas dicas que são de segurança para os ciclistas iniciantes ou veteranos.

Por: Isaac Souza

Fonte: Isaac Souza, ciclista, autor do Bike na Veia. O Bike na Veia é um blog dedicado ao ciclismo. Aqui você encontra artigos que procuram explicar com alto nível de detalhes temas relacionados ao Cicloturismo, Bikepacking, Gravel Bike e Mountain bike.

Transcrito: https://bikenaveia.com.br/ciclistas/

Deixe uma resposta