Dicas e truques para preparar bacalhau na Páscoa
Chegou a tão esperada época de se deliciar com o bacalhau na Páscoa. Para não errar na hora de preparar o peixe, confira as dicas e truques que listamos para vocês!
O bacalhau é o alimento queridinho dos brasileiros na Páscoa. E não é para menos. Além de ser um peixe delicioso, sua flexibilidade para compor receitas conta e muito! “A vantagem do bacalhau é o sabor marcante e característico, que combina com diversos ingredientes. Além disso, a versatilidade na hora do preparo, que vai desde bolinhos, a assados e receitas cremosas, podendo estar presente em todos os momentos desse banquete de Páscoa”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.
O peixe ainda garante boas porções de saúde. “Ele tem baixo teor de gorduras e é rico em proteínas, sendo composto por até 40% desse nutriente. Além das proteínas, é uma boa fonte de cálcio – importante para ossos, dentes e músculos – e ferro, ajudando a prevenir anemias”, ressalta a profissional.
Confira abaixo dicas e truques na hora de escolher e preparar o bacalhau para esta Páscoa:
A hora de escolher
Uma boa posta de bacalhau deve estar seca e com um tom branco ou amarelo muito claro. Ela ainda deve estar coberta por uma fina camada de sal. Quanto às variedades, o Gadus Morhua – conhecido como “bacalhau do Porto” – tem carne suculenta, macia e bem clara, sendo perfeito para receitas que precisam da posta inteira. Já o Gadus Macrocephalus tem coloração levemente mais branca e pode ser facilmente desfiada.
A hora de preparar
A dessalga deve ser feita sempre em água fria e deve ficar durante todo o processo na geladeira. A água pode ser trocada a cada 6 ou 8 horas. Outro detalhe: escolha apenas uma forma de cocção, pois a carne do bacalhau é bastante delicada e, se for assar, não ultrapasse os 150°.
Por:Ana Paula Ferreira
Fonte:Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti
Transcrito:http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/dicas-e-truques-para-preparar-bacalhau-na-pascoa/11450