Dia do lixo: qual o impacto na dieta para controle de peso?
Nutricionista Cris Perroni explica quais são os riscos de sair da dieta e explica como minimizar os efeitos de uma alimentação calórica
Em dietas para controle de peso ou emagrecimento, é comum a prática de realizar o “dia do lixo”.
Usualmente é escolhido um dia do fim de semana para fazer refeições liberadas, ou seja, comer todos os alimentos que desejar, sem se preocupar com a qualidade e a quantidade dos alimentos e das calorias ingeridas.
Dieta: comidas calóricas x alimentação saudável – Foto: (Reprodução/Internet)
A justificativa desta prática é a oportunidade de, em um dia da semana, o indivíduo poder relaxar com a alimentação, aproveitar eventos e depois retomar a organização e controle da dieta. Traria mais motivação para o processo de emagrecimento, para se manter na dieta por ter mais flexibilidade para administrar a vida social.
Primeiramente, não gosto do nome “dia do lixo” e acho que em um dia, com todas as refeições liberadas, pode haver ingestão excessiva de calorias impactando na redução de peso. Aspectos negativos:
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
– Redução da velocidade de redução de peso e até ganho;
– Alterações gastrointestinais;
– Risco de compulsão alimentar e dificuldade para retomar o controle e qualidade da dieta.
Para redução de 500g a 1kg de gordura por semana, seria necessária a redução na ingestão alimentar de 550kcal a 1100kcal por dia. O excesso de calorias no fim de semana traria impacto negativo na perda de peso, diminuindo a velocidade do processo.
Seguir uma dieta com controle de qualidade e quantidade dos alimentos realmente é muito mais difícil no fim de semana do que durante a semana, pois temos mais eventos e menos rotina. Parece que o corpo e a cabeça pedem alimentos mais prazerosos, e queremos nos presentear com preparações mais elaboradas.
A alimentação e ingestão de bebida alcoólica no fim de semana não pode ser liberada, precisa ser negociada – negociar minimizar danos – para não ter grande impacto no processo de perda de peso.
Foto: (Reprodução/Internet)
Os riscos são exceder na quantidade, comer um pouco mais dos alimentos/preparações que usualmente tem impacto menor do que o erro de qualidade (preparações fritas, cremosas, gratinadas) e consumir bebida alcoólica.
Prefiro trabalhar com “refeição livre” ao “dia do lixo”. Semanalmente, o paciente se organiza para liberar uma refeição, preferencialmente no fim de semana, quando os eventos são mais frequentes, e mantém as outras refeições do dia. Sai da dieta e retoma na próxima refeição.
É fundamental seguir o planejamento alimentar durante a semana e manter a prática regular de exercício físico. Desta forma será mais fácil equilibrar a balança entre a ingestão alimentar e o gasto energético. Lembrando que é muito mais fácil ingerir calorias do que gastar. Existem preparações com alta densidade energética, que precisam ser consumidas com moderação e esporadicamente.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Planejamento é a chave do sucesso. É preciso planejar a compra de alimentos ou saber onde e o que pedir em restaurantes ou aplicativos. A melhor forma de ter controle e organização da alimentação e treinos é planejar semanalmente. Organize sua planilha de treinos de acordo com a rotina de trabalho, viagens, eventos e condições climáticas.
Aprenda a fazer melhores escolhas no fim de semana e em eventos. Quando utilizar a refeição livre ou exceder na quantidade ou na qualidade dos alimentos, retome na próxima refeição.
Compartilhe com os amigos essa matéria via:
WhatsApp e Telegram
Por: Cris Perroni
Fonte:Cris Perroni,Nutricionista formada pela UFRJ, pós-graduada em obesidade e emagrecimento, com especialização em nutrição clínica e em nutrição esportiva
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2024/05/07/dia-do-lixo-qual-o-impacto-na-dieta-para-controle-de-peso.ghtml