NotíciasNutrição

Descubra os motivos para reduzir refrigerantes e melhorar sua saúde!

Mesmo nas versões zero açúcar, os refrigerantes podem impactar negativamente a saúde do organismo. Saiba mais!

Você é daquelas pessoas que não ficam sem refrigerantes na geladeira de casa ou que não conseguem resistir a uma latinha gelada após as refeições? Se sim, talvez seja hora de reconsiderar esse hábito Afinal, o consumo excessivo dessas bebidas pode trazer diversas consequências negativas à sua saúde. A seguir, confira quatro motivos para reduzir a ingestão de refrigerantes.

Motivos para não ingerir refrigerantes

O consumo exagerado de refrigerantes pode trazer uma série de problemas à saúde – Foto: ( Reprodução/Internet )

1. Alterações na microbiota intestinal

Os adoçantes artificiais presentes nos refrigerantes podem desregular a flora intestinal, favorecendo a intolerância a glicose. “No médio e longo prazo, esse fator aumenta o risco de obesidade e de diabetes”, fala o Dr. Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

2. Ganho de peso na região abdominal

Mesmo em suas versões zero açúcar, o refrigerante não é um aliado da balança. Um estudo publicado na revista científica American Journal of Geriatrics Society acompanhou um grupo de americanos por 9 9 anos e descobriu que quem consumia refrigerantes sem açúcar apresentou, ao final do período, uma circunferência abdominal maior do que aqueles que optaram por outros tipos de refresco.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

3. Aumento da compulsão por açúcar

Os adoçantes artificiais despertam o desejo por alimentos cada vez mais doces, fazendo com que o cérebro realize escolhas menos saudáveis e mais calóricas com o passar do tempo”, conta Renato.

4. Comprometimento da saúde óssea

O consumo de refrigerantes, tanto regulares quanto zero açúcar, está associado a uma densidade óssea precária.

“Isso provavelmente se deve ao fato de que quem bebe muito refrigerante dá prioridade a esse tipo de bebida em detrimento a outras que fazem bem à saúde, a exemplo do leite”, opina o endocrinologista.

Segundo o especialista, existe uma pesquisa feita no Estados Unidos que descobriu que mulheres que ingeriam mais de três doses de refrigerante à base de cola por dia tinham uma densidade mineral óssea 4% menor no quadril quando comparadas às que preferiam outros líquidos.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp e Telegram

Por: Juliany Rodrigues

Fonte: Dr. Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo

Transcrito: https://boaforma.abril.com.br/alimentacao/motivos-para-nao-tomar-refrigerantes/

Deixe uma resposta