FitnessNotícias

Dar 8 mil passos duas vezes por semana reduz risco de morte em 14,9%

Novo estudo japonês aponta que chegar a essa marca mesmo apenas uma vez por semana regularmente já faz toda a diferença em relação a não chegar nunca. Entenda

A inatividade física é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo, contribuindo para cerca de 3,2 milhões de mortes e impondo US$ 54 bilhões em custos diretos de saúde anualmente nos EUA. Um novo estudo, publicado no fim de março deste ano, traz uma boa notícia: é bem fácil dar o primeiro passo para sair das estatísticas. Bom, os primeiros 8 mil passos, na verdade. O segredo é andar, andar, andar, apostar na caminhada e chegar a 8 mil passos num dia, ao menos uma vez por semana – mas de preferência duas. Nada de pegar o carro para ir à padaria ou o elevador para subir ou descer dois ou três andares.

Deixar o carro estacionado e andar é uma das maneiras de alcançar os 8 mil passos diários — Foto: Reprodução/Internet

– Indivíduos que deram pelo menos 8.000 passos em um ou dois dias por semana tiveram um risco 14,9% menor de mortalidade por todas as causas em comparação com aqueles que nunca atingiram 8.000 passos diários.

– Essa diferença foi semelhante à redução de 16,5% no risco de mortalidade para aqueles que deram pelo menos 8.000 passos em três a sete dias por semana, ou seja, o impacto em mortalidade é gigantesco quando “elegemos” dois dias para andar mais de 8 mil passos;

– A associação protetora atingiu o platô em três dias por semana.

Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

O estudo apresenta dados muito interessantes e importantes, usando o número de passos diários de uma pessoa como referência. Analisando os hábitos de cerca de três mil adultos, os pesquisadores descobriram que ao somar pelo menos 8.000 passos por dia, em apenas uma ou duas vezes por semana, há uma associação com uma redução significativa nas mortes por causas cardiovasculares e por todas as causas.

Os participantes do estudo foram acompanhados por dez anos. A média de idade foi de 50,5 anos e 51% eram mulheres. A divisão por etnia foi de 51% de brancos, 21% de negros, 24% de hispânicos e 4% de outras etnias. Ao todo, em uma semana, 632 indivíduos não atingiram 8.000 em nenhum dia, 532 deram pelo menos 8.000 passos em um ou dois dias e 1.937, em três a sete dias.

  Foto: Reprodução/Internet

O artigo se baseou em acelerômetros de smartphones e o número médio de passos diários em residentes dos EUA foi de apenas 4.800, muito abaixo do número que demonstrou ter benefícios substanciais, incluindo uma redução do risco de mortalidade. Dados os desafios para algumas pessoas em dar um número maior de passos todos os dias, é importante elucidar melhor os dias mínimos ao longo da semana em que se deve caminhar os passos diários recomendados para incorrer em benefícios à saúde.

Na sociedade moderna, a falta de tempo é uma das principais barreiras ao exercício. Alguns indivíduos optam por concentrar sua atividade física em uma ou duas sessões por semana – por exemplo, os “guerreiros de fim de semana” que se exercitam principalmente nos sábados e domingos. Estudos anteriores inclusive já demonstraram menores riscos de mortalidade por todas as causas e cardiovasculares entre guerreiros de fim de semana em comparação com pessoas consideradas fisicamente inativas.

Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima

Logo, caminhar dois dias mais de 8 mil passos é simples, impacta em mortalidade e soluciona grandes problemas de saúde pública. Agora que já sabe essa informação, está esperando o que para iniciar? Só depende de você.

Por: Mateus Freitas Teixeira – Rio de Janeiro

Fonte: Mateus Freitas Teixeira, Cardiologista do Vasco da Gama, é diretor da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro e coordenador médico da Clínica Fit Center

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2023/05/10/dar-8-mil-passos-duas-vezes-por-semana-reduz-risco-de-morte-em-149percent.ghtml

Deixe uma resposta