Dá para diminuir o colesterol só com dieta? Qual o impacto da alimentação?
Pessoas magras podem ter colesterol alto? No Dia Mundial de Combate ao Colesterol, a nutricionista Cris Perroni responde a essas e a outras perguntas sobre o tema e explica o que o LDL e HDL.
Doenças cardiovasculares são as que mais matam em todo o mundo. Como proteção cardiovascular, é fundamental priorizar um estilo de vida saudável e ativo através da alimentação equilibrada, colorida e variada, da prática de atividade física regular e da manutenção de níveis adequados de colesterol sanguíneo. Afinal, o colesterol não é um vilão quando está equilibrado. É uma gordura necessária, que possui propriedades importantes para a saúde, como síntese de hormônios (ex: testosterona, estrogênio…), constituição das membranas celulares, produção da bile e metabolização de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).
Mas o colesterol aumentado tem potencial de formação de ateromas, placas que causam obstruções nas artérias e podem levar a infartos e derrames.no texto, tiro as principais dúvidas sobre o colesterol. Vem comigo!
O que pode causar colesterol alto?
Foto: Reprodução/Internet
O colesterol possui um componente genético fortíssimo, pois cerca de 80% são produzidos pelo nosso corpo e 20% são provenientes da dieta. Mas embora a genética seja preponderante, a má qualidade alimentar pode também causar aumento do colesterol.
O que é colesterol bom e o que é colesterol ruim?
O colesterol é transportado no corpo ligado a lipoproteínas HDL, LDL e VLDL.
– O HDL é popularmente conhecido como o bom colesterol, sua função é remover o colesterol em excesso da corrente sanguínea para o fígado, onde é metabolizado. Níveis elevados têm correlação com redução de risco cardiovascular;
– O LDL é o colesterol produzido pelo corpo, conhecido como colesterol ruim. Altos níveis têm correlação com maior risco de doença cardiovascular. Transporta o colesterol do fígado até às células dos tecidos, o que contribui para o seu acúmulo nas paredes internas das artérias, a chamada aterosclerose;
– O VLDL colesterol proveniente da dieta, da nossa alimentação, transporta o colesterol do fígado.
Dá para diminuir o colesterol só com dieta equilibrada?
Se o colesterol for muito alto, não, a dieta não consegue ser eficaz na redução. É preciso associar medicamentos e exercício físico. Mas a dieta pode ajudar na redução.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Qual o impacto da dieta e da atividade física no controle dos níveis de colesterol?
A dieta pode contribuir para redução de cerca de 20% do colesterol e fazer prevenção.
O estilo de vida ativo e a prática de atividades aeróbicas são importantes. O exercício físico possui importante papel na prevenção e tratamento de doença cardiovascular, de redução de gorduras totais e aumento do HDL. Recente estudo mostrou que o colesterol alimentar exerce pouca influência na mortalidade cardiovascular.
Que alimentos influenciam no aumento do colesterol sanguíneo?
Dicas da nutricionista Cris Perroni para equilibrar o colesterol através da alimentação – Foto: Reprodução/istock
Estudos recentes mostraram que a ingestão de alimentos ricos em colesterol não aumenta o colesterol total. É mais significativo o alto consumo de gordura trans, gordura saturada (origem animal) e excesso de alimentos refinados. Ou seja, margarina, pipoca de micro-ondas, biscoitos recheados, batatas fritas congeladas, sorvete industrializado, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo e frituras em geral, fontes de gordura trans, contribuem para a piora nos níveis de colesterol.
Veja alimentos não recomendados:
– Preparações fritas, cremosas e gratinadas;
– Creme de leite, manteiga, queijos, leite integral;
– Azeite de dendê;
– Bacon, toucinho, carne bovina e de porco gorda, miúdos;
– Farinha branca, açúcar.
Conheça a nossa linha de produtos na pagina exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Quais alimentos devem ser consumidos em uma dieta para maior controle do colesterol?
Alimentos ricos em:
– Ácidos graxos monoinsaturados: azeite de oliva, nozes, abacate, castanha do Pará, amêndoas
– Ômega 3: bacalhau, sardinha, atum, salmão, arenque, semente ou farinha de linhaça, chia;
– Grãos e alimentos integrais.
Dicas:
1 Adicione duas colheres de sopa de aveia à sua dieta;
2 Coma, diariamente, cinco porções de frutas, verduras e legumes;
3 Utilize cortes magros de carnes, reduzindo ou evitando o consumo de carne vermelha;
4 Inclua na alimentação os fitoesteróis, compostos encontrados nos vegetais e plantas, que possuem estrutura semelhante ao colesterol, são metabolizados de forma similar e competem para serem absorvidos no intestino, reduzindo a absorção do colesterol e apresentando efeito positivo no perfil lipídico. Presente em leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico), nozes, amêndoas, castanhas, abacate, óleos vegetais, cereais integrais, verduras e legumes. Podem ser suplementados, utilizando 2g/ dia, à dieta em cápsulas nas grandes refeições;
5. Recomenda-se a utilização de 7 a 15g de psyllium antes das grandes refeições;
6. Dê preferência a preparações assadas, grelhadas, cozidas, ao vapor e ensopadas.
É verdade ou mito que pessoas magras não têm colesterol alto?
Mito. O 80% do colesterol são produzidos no corpo e 20% são provenientes da alimentação. O componente genético é muito forte, e também atinge magros. Inclusive não é incomum pacientes magros apresentarem colesterol alto, nem pacientes com excesso de peso estarem com colesterol em nível adequado.
Qual óleo é mais saudável?
O ideal, na preparação dos alimentos é assar, grelhar e refogar levemente os alimentos. Para refogados, utilize azeite, mas na menor quantidade que puder.
Por: Cris Perroni
Fonte: Cris Perroni, Nutricionista formada pela UFRJ, pós-graduada em obesidade e emagrecimento, com especialização em nutrição clínica e em nutrição esportiva
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/post/2023/08/08/da-pra-diminuir-o-colesterol-so-com-dieta-alimentacao.ghtml