Crianças com sobrepeso têm maior risco de hipertensão: entenda
Médico Luis Fernando Correia explica estudo que atestou risco de hipertensão 26% mais grave a jovens na faixa superior do peso médio. Taxa foi maior entre os meninos
Um estudo da Kaiser Permanente com mais de 800 mil pessoas, entre 3 e 17 anos, mostra que os jovens na faixa superior do peso médio têm um risco 26% maior de desenvolver hipertensão do que aqueles mais próximos ao que é considerado peso médio. O estudo está publicado no JAMA Network Open.
Segundo os especialistas do Departamento de Pesquisa e Avaliação da Kaiser Permanente Southern California, a hipertensão durante a juventude acompanha a idade adulta e está associada a danos nos órgãos cardíacos e vasculares, que podem ser irreversíveis. Por isso é tão importante prevenir a hipertensão nos jovens.
Crianças com sobrepeso têm maior risco de hipertensão, mostra estudo — Foto: Reprodução/Internet
Este estudo de coorte (grupo numeroso de pessoas) retrospectivo analisou os registros eletrônicos de saúde de 801.019 jovens, membros da Kaiser Permanente no sul da Califórnia, entre 2008 e 2015. Os pesquisadores compararam os indivíduos pelo índice de massa corporal inicial (IMC), assim como a mudança no IMC, durante 5 anos. O estudo ainda analisou a pressão arterial para determinar quem tinha hipertensão.
Os cientistas dividiram o peso corporal médio em baixo (quinto a 39º percentil), médio (40º a 59º percentil) e alto (60º a 84º percentil) para fornecer informações sobre o risco de hipertensão com um peso abaixo do que normalmente seria considerado excesso de peso.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Ao contrário dos adultos, os níveis de IMC entre crianças e adolescentes precisam ser expressos em relação a outras pessoas da mesma idade e sexo. O grupo descobriu que, comparado a jovens na faixa de peso médio, o risco de desenvolver hipertensão em 5 anos foi 26% maior para os jovens na extremidade superior da faixa média de peso.
Foto: Reprodução/Internet
Os pesquisadores explicaram ainda que as crianças ganham peso com o tempo, e que cada unidade de IMC adquirida por ano aumenta o risco de hipertensão em 4%. A taxa de hipertensão foi maior entre os meninos do que entre as meninas.
A obesidade pode ser o fator de risco mais importante para hipertensão durante a infância. Os pais devem conversar com o pediatra para checar se o filho pode estar em risco de hipertensão, além de outras condições médicas crônicas evitáveis e relacionadas à obesidade. Os profissionais podem ajudá-lo com estratégias para desenvolver hábitos para manter a criança saudável até a idade adulta – e as práticas incluem exercícios e alimentação mais saudável.
Por: Luis Fernando Correia – Washington, D.C.
Fonte: Luis Fernando Correia, Clínico e intensivista com certificado em Inovação pelo MIT, ex-chefe da emergência do Samaritano, o Doc hoje se dedica à divulgação de temas ligados à saúde
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/post/2023/03/15/criancas-com-sobrepeso-tem-maior-risco-de-hipertensao-entenda.ghtml