FitnessNotícias

Corrida longa e lenta ou curta e rápida para emagrecer?

Saiba qual tipo queima mais calorias e entenda por que é importante combinar treinos diferentes

Corrida longa e lenta ou curta e rápida? O que é melhor para emagrecer? As duas opções podem ajudá-lo a emagrecer, desde que você tenha a sua alimentação sob controle:

– As corridas longas e lentas talvez sejam mais fáceis de administrar para a maioria dos corredores e, geralmente, levam a menos lesões que as corridas mais velozes. Você queima mais ou menos 65 calorias por km em corridas mais lentas;

– Corridas curtas e rápidas queimam mais calorias, e ainda são ótimas aliadas para aumentar o gasto calórico do pós-treino (mais que as corridas lentas). Por isso, elas seriam ideais para emagrecer. Mas o cálculo deve ser feito a partir não de um só tipo de corrida, e sim da mistura de ambos.

Queima-se em torno de 65 calorias por quilômetro em corridas mais lentas — Foto: Reprodução/Internet

Afinal, se além de emagrecer, você também quer se tornar um bom corredor, tem que entender que a melhora da sua performance é resultado, entre outros fatores, de uma combinação de diferentes tipos de treinos, como o intervalado, o longo, o de subida, etc. Tem que fazer um pouco de tudo. Essa combinação de tipos diferentes de treino também é importante para trabalhar valências variadas, como condicionamento cardiorrespiratório e resistência.

Um erro frequente dos praticantes de corrida de rua que querem perder peso é aumentar a dificuldade dos seus treinos para queimar mais calorias. Se isso não for feito de uma forma gradual, o corredor pode se machucar, se desmotivar, ter que parar e não conseguir emagrecer. Mas, às vezes, essa gordurinha que você quer queimar forçando a barra no treino pode ter ligação com ajustes em hábitos fora das pistas, principalmente aqueles ligados ao sono e a alimentação.

Conheça linha linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima

Se você está acima do peso e está começando a treinar, é importante que você respeite o seu tempo de evolução. É um fato fisiológico: corpos maiores queimam mais calorias; por isso, quanto mais temos para perder, mais rápido vemos os resultados. Mas conforme emagrecemos, o organismo se ajusta e queima menos calorias. Tenha em mente uma perda de peso saudável, isso significa não se espelhar em pessoas que secam quilos estratosféricos com sucos desintoxicantes ou crer que alimentos milagrosos vão acelerar a sua perda de peso. Se você estiver perdendo, de forma definitiva, cerca de 1 kg a cada dez ou vinte dias, este já é um valor satisfatório.

Por: Gustavo Luz

Fonte: Gustavo Luz, Educador físico, treinador e praticante de corrida e triatlo. Diretor técnico da G-LUZ Top Team

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2022/05/13/corrida-longa-e-lenta-ou-curta-e-rapida-para-emagrecer.ghtml

 

Deixe uma resposta