Corrida contra o diabetes: participantes irão realizar exame gratuito
Neste domingo, corredores podem realizar teste de rastreio de diabetes gratuitamente
Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, celebrado em 14 de novembro, e colaborar com a saúde dos cariocas, a Sociedade Brasileira de Diabetes, regional Rio de Janeiro, realiza a ação Correndo pelo Diabetes, que contará com a realização gratuita de testes de glicemia para os participantes. O evento, realizado com o apoio do laboratório Sérgio Franco, responsável pelo fornecimento dos exames, acontecerá no próximo domingo (13), às 8h, na Lagoa Rodrigo de Freitas, com percursos de cinco ou três quilômetros e a concentração acontece no Parque dos Patins. As inscrições são feitas pelo site www.diabetesrio.org.br.
Durante a ação, serão oferecidos gratuitamente mais de 400 testes de glicemia capilar, além disso, os participantes poderão receber orientação sobre diabetes. O exame mostra o nível de açúcar no sangue, no instante da coleta, utilizando apenas uma diminuta gota de sangue retirada da ponta do dedo.
De acordo com a endocrinologista Yolanda Schrank, integrante do corpo clínico do laboratório Sérgio Franco, as taxas glicêmicas normais em jejum devem ser inferiores a 100 mg/dL e, a qualquer hora do dia, habitualmente, inferiores a 140 mg/dL. Valores entre 140 e 200 podem indicar a presença do diabetes e valores superiores a 200 mg/dL, na vigência de sintomas como muita sede, muita fome, turvação visual, muita vontade de urinar e cansaço, confirmam a doença.
“É importante ressaltar que a glicemia capilar não é o exame indicado para o diagnóstico do diabetes, entretanto, esse recurso pode ser de grande valia em campanhas de conscientização da doença, uma vez que permite identificar eventuais pacientes de maior risco para a doença, que devem ser orientados a procurar um médico para obter a confirmação do diagnóstico, por meio de métodos mais precisos, como a glicemia sérica medida em jejum e a hemoglobina glicada”, afirma a médica.
Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em abril deste ano, mais de 16 milhões de brasileiros adultos são diabéticos, o que corresponde a cerca de 8% da população. Vale ressaltar ainda que um alarmante número, de até 30%, dos diabéticos desconhece ser portador da doença. Para que o diabetes seja diagnosticado e controlado precocemente, Yolanda afirma que é necessário ir ao médico regularmente, receber informação sobre a doença e adotar um estilo de vida com hábitos saudáveis, com dieta equilibrada e a prática de exercícios, como as corridas de rua.
Por: Rachel Lopes