Contrário ao que muitos pensam, andar de bike favorece a saúde – e muito
Quais os benefícios para a saúde que a bicicleta elétrica pode trazer?
Essa, ainda é uma dúvida comum para muitas pessoas.
De acordo com pesquisa recente da Hannover Medical School, escola de Medicina alemã, se locomover de bike elétrica pode diminuir em até 40% o risco de sofrer uma parada cardíaca, e reduzir pela metade o risco de obesidade e outras síndromes metabólicas.
E não para por aí, outro levantamento, feito pela Universidade de Yale (EUA), acompanhou 1,2 milhão de pessoas com mais de 18 anos, entre 2011 e 2015, que utilizavam e-bikes. Um mês depois do início da pesquisa, os participantes que andaram de bicicleta elétrica passaram 43,2% dos dias com a saúde mental mais estável do que os que não praticaram nenhuma atividade física associada.
Gabriel Arcon, CEO da E-Moving, empresa de aluguel de bicicletas, pontua muito bem esse assunto: “A sondagem indica que, ao contrário do que muitos acreditam, andar de e-bike não significa ‘fugir’ do esforço físico de pedalar uma bicicleta tradicional. Isso é um mito, e quem adere à bicicleta elétrica faz esforço, sim, para se locomover nela. E agora a ciência comprova que também traz diversos benefícios para a saúde”.
Inúmeros Benefícios
(Foto:Reprodução/Internet)
Lista dos principais benefícios de andar de bike para a saúde, segundo a pesquisa da Hannover Medical School:
– Reduz risco de ataque cardíaco em até 40%;
– Contribui para diminuir os níveis de colesterol;
– Menor chance de gordura no fígado;
– Diminui risco de demência e Alzheimer;
– Reduz incidência de câncer em 30%;
– Reduz pela metade o risco de obesidade e outras síndromes metabólicas.
Conheça a nossa linha de produtos exibido no INSTAGRAM clique na imagem acima
Embarcado
Além disso, ou seja, das melhorias na saúde mental, física e na qualidade de vida, o que já é comprovado por pesquisas, utilizar uma e-bike tem diversas outras vantagens, entre elas, otimizar o tempo gasto entre um deslocamento e outro e a redução de estresse no trânsito. “Em grandes centros urbanos, ganha-se muito tempo ao optar pela bicicleta, fugindo de engarrafamentos e esperas para acessar transportes públicos como ônibus e metrô. E, em comparação com a bicicleta convencional, o modelo elétrico garante que se chegue mais rápido onde se deseja, de forma mais prática e confortável”, destaca Gabriel Arcon.
Dinheiro no bolso e sustentabilidade
(Foto:Reprodução/Internet)
“Qualquer pessoa pode se locomover com uma bike, mas os que mais costumam aderir são os que moram a distâncias relativamente curtas do local de trabalho. Optar por ir trabalhar de bike envolve menos custos do que utilizar carro ou moto, que acarretam custos altos com estacionamento, combustível, desgaste do veículo e outros”, acrescenta Gabriel Arcon. Além dos benefícios para a saúde e financeiros, investir em uma bicicleta elétrica também está alinhado às práticas ESG. “As pessoas têm procurado mais qualidade de vida, o que tem impulsionado a demanda por bicicletas elétricas no país. Quem escolhe se locomover de bike por sua cidade, além de mudar sua rotina e ter um dia a dia mais prazeroso, contribui diretamente para a preservação do meio ambiente e a diminuição da emissão de carbono na atmosfera”, finaliza Gabriel Arcon.
Por: Revista Bicicleta
Fonte: Hannover Medical School, escola de Medicina alemã
Universidade de Yale (EUA)
Transcrito: https://revistabicicleta.com/e-bike/contrario-ao-que-muitos-pensam-andar-de-e-bike-favorece-a-saude-e-muito/