Conheça o programa de caminhada de três semanas que queima 500 calorias
Andar no lugar de correr pode ser uma opção a ser adotada por quem faz exercícios, principalmente os iniciantes ou pessoas acima do peso; fisiologista mostra um plano
Caminhar no lugar da corrida pode ser uma opção a ser adotada por praticantes de atividade física, particularmente por quem está com sobrepeso ou iniciantes em programas de exercícios. Na verdade, todo estreante deveria começar andando se quiser vir a correr. “O correr é a pós-graduação do andar”.
Para alguns, principalmente os jovens, andar pode não ter o charme ou status do correr, inibindo os pretensos candidatos à um programa de caminhada. O apelo de queima de calorias também é importante, pois muitos acreditam, erradamente, que andar não seja tão eficiente para queimar calorias.
Existe um conceito bastante divulgado que preconiza o andar acelerado. Alguns anos atrás, um atleta, recordista americano da marcha de 50km, e um médico cardiologista professor da Faculdade de Medicina de Harvard, em Boston (EUA), elaboraram um programa de três semanas que tem como objetivo levar o participante a aprender como andar acelerado para queimar 500 quilocalorias (kcal) por caminhada. Apesar de não ser um programa tão recente, ele ainda é bastante atual e pode contribuir para uma importante iniciação na prática de exercícios:
1ª semana – o polimento da técnica
Nesta primeira parte do programa recomenda-se uma série de exercícios que deverão ser realizados durante 10 minutos antes de uma caminhada de 30 minutos em uma velocidade confortável. Estes exercícios têm como objetivo melhorar a técnica para permitir gradualmente um caminhar mais rápido e eficiente:
– andar em uma linha: procure pisar em uma linha imaginária. Esta técnica permitirá que se desenvolva uma forma de andar mais confortável em ritmos mais acelerados.
– andar nos calcanhares: durante alguns minutos andar apoiando somente os calcanhares no solo. Isto promoverá maior flexibilidade e força nos músculos da panturrilha.
– remada: ande fazendo movimentos circulares com os braços de forma alternada. Isto tenderá a promover uma melhor postura ao caminhar.
2ª semana – andar intervalado
Nesta semana, faça duas ou três de suas caminhadas de forma intervalada:
– ande cerca de 200 metros em um ritmo bem acelerado e depois os próximos 200 metros em um ritmo bem lento para se recuperar. Repita este esquema sucessivamente durante 30 minutos e depois ande confortavelmente durante 15 minutos.
3ª semana – atinja o objetivo
A partir desta semana o propósito é fazer uma caminhada de uma hora em ritmo constante em uma velocidade que possibilite queimar 500 calorias. Isto será possível na medida em que as semanas anteriores tenham contribuído para uma melhora do condicionamento físico. O indivíduo estará capacitado a andar em ritmo acelerado de tal forma que em uma hora de caminhada percorrerá cerca de 7km. Será portanto um ritmo forte o suficiente para trazer os benefícios esperados.
Por:Por Turíbio Barros
São Paulo
Fonte:TURÍBIO BARROS
Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Membro do conselho científico da Midway Labs, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros. Membro do American College of Sports Medicine. www.drturibio.com
Transcrito:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2017/03/conheca-o-programa-de-caminhada-de-tres-semanas-que-queima-500-calorias.html