Como respirar durante a corrida? Há um jeito certo?
Especialista em biomecânica do exercício, a fisioterapeuta Raquel Castanharo explica se existem regras de respiração realmente válidas para evitar a fadiga e não ficar ofegante. Confira!
Você está correndo e está ficando muito ofegante e com a respiração muito rápida? Não está conseguindo fazer o que ensinam, de puxar o ar pelo nariz e soltar pela boca? Eu tenho a solução definitiva para essa questão: Desencana! Vou te explicar.
A gente acha que tem controle sobre a nossa respiração, mas é mais ou menos por aí, isso só funciona “até a página 2”. Pensa comigo: se você quiser agora deixar sua respiração mais lenta, você consegue. Mas tenta fechar o seu nariz e boca e ficar 10 minutos sem respirar. O seu corpo não vai deixar, você não tem esse controle. O seu cérebro, seu sistema nervoso central, te faz tirar a mão à força ou te faz desmaiar.
Então temos algum controle sobre a nossa inspiração, mas ele não é total. Quem manda na respiração é uma parte do nosso cérebro muito primitiva chamada bulbo, a gente não tem acesso a esse lugar e é nele que a respiração é controlada. Como?
Quando começamos a correr, o nível de CO2 sobe e os receptores da carótida, artéria que leva sangue rico em oxigênio e nutrientes para o cérebro, pensam: “preciso tirar esse CO2 e pegar mais oxigênio” — Foto: Reprodução/Internet
Temos uns receptores na carótida, artéria que leva sangue rico em oxigênio e nutrientes para o cérebro, que medem quanto dióxido de carbono (CO2) tem no nosso sangue. Quando começamos a correr, fazer alguma atividade física, algum esforço, o nível de CO2 sobe e esses receptores pensam: “preciso tirar esse CO2 e pegar mais oxigênio”. Eles mandam uma mensagem para o bulbo falando: “é preciso respirar mais rápido, ofegar”. É o seu corpo pedindo para fazer isso, você não tem que controlar essa inspiração ofegante. Não existe uma técnica mirabolante para você não ofegar, porque na verdade ofegar é o que você precisa fazer nesse momento, pois o seu corpo precisa aumentar a quantidade de oxigênio que entra e de CO2 que sai para equilibrar os níveis de gases que tem no sangue.
Se você tentar fazer coisas como puxar pelo nariz e soltar pela boca, não vai conseguir respirar como seu corpo precisa. Quando se respira somente pelo nariz, entra menos oxigênio do que pela boca. O corpo faz essas mudanças para entrar mais ar, e se você tentar controlar vai estar indo contra o que seu corpo precisa. Respirar apenas pelo nariz é uma regra que inventaram que vai contra a própria fisiologia do corpo.
Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima
O que acontece é que quando você começa a correr, quando você é iniciante o seu corpo ainda não está habituado com aquele nível de esforço, então você vai ofegar mais. Conforme você for treinando, a sua capacidade pulmonar aumenta, sua capacidade do coração aumenta e o seu corpo começa a se equilibrar e ficar mais eficiente. Ao ficar mais eficiente, vai ofegar menos. Mas mesmo se você for um atleta olímpico, numa situação em que precisa dar um gás, você vai ofegar.
A internet tem muito conteúdo legal, mas tem que tomar um certo cuidado porque começou a ter regra para tudo. E algumas coisas na vida a gente faz sem ninguém precisar ensinar: respirar é uma delas! Confia em mim, você sabe respirar.
Como melhorar a sensação de estar sem fôlego?
Foto: Reprodução/Internet
Treinando, aumentando a capacidade do seu corpo de lidar com o estresse. E mesmo assim, em determinados momentos você vai ofegar se tiver num esforço muito grande. Quando você terminar uma prova de 10k, vai estar ofegante; no treino de tiro, vai estar ofegante. É normal.
Como é que você sabe que uma regra não funciona? Quando ela não é natural. Quando eu coloco uma regra que é muito antinatural, provavelmente não é necessária. Eu sei que a pessoa que ensina é muito bem-intencionada, mas aquilo não tem benefício real para você, algo testado e comprovado. De boas intenções a internet está cheia, mas a gente tem que começar a ir para um conteúdo um pouco mais testado.
Acho que hoje ficou um pouco mais claro. Na pandemia, a gente viu que um remédio tem que ter evidências de que funciona, a vacina tem que ter evidências que funciona. Na corrida é a mesma coisa. Não podemos fazer o que dá na telha, também temos que fazer coisas com evidências de que funcionam. E controlar a respiração não funciona.
A mensagem final é: respira! Vai ser feliz e respira!
Qualquer, dúvida, me procura no instagram: @raquelcastanharo.
Por: Raquel Castanharo – São Paulo
Fonte: Raquel Castanharo. Mestre em Biomecânica da Corrida e fisioterapeuta na Clínica Raquel Castanharo. É especializada em corredores de rua (@raquelcastanharo)
Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2022/10/01/como-respirar-durante-a-corrida-ha-um-jeito-certo.ghtml