NotíciasSaúde em Foco

Como funciona o relógio biológico?

O sono é uma etapa importante do nosso relógio biológico. Esse relógio também é chamado de “ritmo circadiano”, e compreende as 24 horas do dia. A luminosidade do sol pela manhã é percebida pelo nosso organismo e funciona como um sinal que indica que o dia começou. Esse e outros sinais ambientais são responsáveis por coordenar nosso relógio biológico e iniciam a produção de diversos hormônios que nos fazem despertar, diminuem a sonolência e aceleram o metabolismo.

O sono é uma etapa importante do nosso relógio biológico. Esse relógio também é chamado de “ritmo circadiano”, e compreende as 24 horas do dia | Foto:(Reprodução/Internet)

Ao longo do dia, a concentração desses hormônios vai diminuindo e quando isso acontece em conjunto com o anoitecer, é iniciada a produção de outros hormônios, como a melatonina, que por sua vez irá facilitar a ocorrência do sono.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

“Quando ficamos sem dormir ou em casos de viagens para um fuso horário diferente do que estamos habituados, por exemplo, esse ritmo biológico é rompido e a síntese desses hormônios é irregular. Nesse caso, é comum surgir sonolência em horários atípicos ou insônia durante a noite, mas na maioria dos casos esses efeitos são revertidos em poucos dias”, afirmou Monica Andersen, diretora de Pesquisa e Ensino do Instituto do Sono em São Paulo.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp Face Book e Telegram

Por: Fernanda Bassette

Fonte: Monica Andersen, diretora de Pesquisa e Ensino do Instituto do Sono em São Paulo.

Transcrito: https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/como-funciona-o-relogio-biologico/#google_vignette

Deixe uma resposta