FitnessNotícias

Como escolher óculos adequados para atividade física

Armação e lente devem ser personalizados conforme a modalidade praticada; entenda

Praticantes de exercícios físicos se preocupam com a saúde, mas poucos estão atentos à saúde ocular. Impacto na cabeça e incidência de raios solares são alguns dos causadores de problemas nos olhos. Por isso, quem usa óculos no dia a dia ou precisa deles para fazer o exercício ou o esporte tem que saber escolher o modelo adequado para obter bom desempenho e, ao mesmo tempo, evitar lesões.

Segundo artigo publicado na Pubmed, “lesões oculares relacionadas a esportes são uma causa importante de perda de visão” e “dispositivos de proteção ocular de última geração incorporam material óptico altamente resistente a impactos”.

– Ao praticar uma atividade desportiva, principalmente se é uma atividade de alto desempenho, é recomendado que se faça uma avaliação preventiva, porque esses atletas estão mais propensos a sofrerem danos nos olhos. Mas, é claro, os amadores também devem ter o aparelho visual checado destaca a oftalmologista Mônica Cunha Signorelli.

Como escolher óculos adequados para atividade física

Ciclismo é uma das atividades em que o uso de óculos é necessário – Foto: (Reprodução/Internet)

Como é cada vez mais comum a busca da excelência na atividade esportiva, em que cada detalhe influencia na performance, a escolha do óculos se torna muito importante para os atletas, sejam profissionais ou amadores.

– A escolha de óculos para o uso esportivo deve levar em conta muitos aspectos, não só armação, como também tipo de lente, características da lente e tratamentos da lente – pondera a oftalmologista Monica Branco.

– Se você pratica musculação na academia e usa óculos é diferente, por exemplo, de uma pessoa que joga futebol ou faz esporte de contato, em que o uso de óculos pode quebrar e causar lesões sérias exemplifica a especialista.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

Segundo Signorelli, os atletas amadores, aqueles que praticam atividades desportivas na academia, com musculação, crossfit e natação, podem até usar os óculos de uso diário ou uma armação específica para esporte para não destruírem os óculos de uso contínuo. Há casos de esportes em que o uso de óculos específicos são obrigatórios.

– Na natação são necessários óculos de proteção, e no ciclismo e na corrida, o óculos específico para essas atividades, a fim de evitar entrada de corpo estranho e de vento, que resseca e diminui a qualidade da visão explica a especialista.

Armação

A armação deve se adaptar perfeitamente ao rosto do usuário, estar bem ajustada e proporcionar conforto, além de que as lentes escolhidas possam ser bem adaptadas nela. De preferência, a armação precisa contar com hastes mais flexíveis e ter bom encaixe nasal. O ideal é evitar armação de metal que possa quebrar facilmente e, com isso, causar lesão ocular.

– Certas modalidades podem se beneficiar de armações que tenham proteção mais lateral, isso evita vento, poeira e areia. Um ciclista precisa de uma proteção lateral, porque, quando está pedalando, enfrenta vento e suor. Por outro lado, não pode ser uma armação que vede muito lateralmente, senão o suor pode embaçar a lente. Tudo isso tem que ser avaliado conforme o esporte que o atleta pratica – detalha Branco.

A oftalmologista Terezinha Liborio acrescenta que, em atividades físicas que não exigem contato, podem ser usados óculos com armação e lentes especiais (mais resistentes), assim como lentes de contato.

– Na escolha das armações deve ser levada em consideração a escolha de material leve como titânio, nylon e acetato; e que tenha design anatômico, com hastes ajustáveis e narizeiras emborrachadas destaca.

Lente

Muitos esportes são realizados ao ar livre, e nesses casos, a proteção VA e o VB é recomendada em uma lente. O material da lente precisa ser resistente, como policarbonato e trivex.

Existem filtros especiais que podem garantir uma visão boa e outros que podem permitir que, em ambientes com baixa luminosidade, seja possível enxergar adequadamente.

Há também a possibilidade de fazer tratamentos na lente, de modo a criar uma camada hidrofóbica, o que dificulta o acúmulo de líquidos, evitando que chuva, suor e impurezas grudem nela.

Lentes polarizadas são muito úteis para quem pratica esportes aquáticos, como a vela, já que podem ocorrer reflexões da luz na água, e auxiliam na acuidade visual.

– Lentes polarizadas são úteis para esportes ao ar livre, pois reduzem o brilho e a fadiga ocular. Lentes cinzas ou verdes também são úteis para esportes ao ar livre em condições de luz brilhante e direta. Lentes amarelas e laranjas para momentos de pouca luz, como em dias nublados e ao anoitecer. Lentes rosas ou vermelhas para momentos de luz média, como o nascer e o pôr do sol – exemplifica Signorelli.

– Toda essa tecnologia é possível, por meio da lente, fazendo com que a visão possa ser otimizada de forma que se enxergue com mais precisão e facilitando a prática esportiva aponta Branco.

Correção cirúrgica

É comum que atletas profissionais necessitem de correção visual para uma melhor performance. Questão de segundos podem fazer a diferença em determinadas modalidades esportivas. Muitos recursos, hoje em dia, permitem que isso seja feito de maneira a atender características individuais e conforme a atividade praticada.

– Às vezes, é uma correção que não é um grau muito grande, mas que faz toda a diferença nessa performance. Ou seja, todas essas tecnologias, não só de correção com óculos e lentes, mas, às vezes, com as correções cirúrgicas. Elas têm que ser avaliadas buscando essa excelência que todos queremos.

Lentes de contato

Lentes de contato podem ser utilizadas em praticamente todos os esportes, desde que o atleta se adapte ao uso desta lente. Elas devem ser, de preferência, de uso diário com filtro para luz solar, quando há exposição à radiação solar em atividade ao ar livre.

– Em caso de uso de lente de contato, é necessário que a visita ao oftalmologista seja mais frequente. Há a necessidade de avaliação da córnea, onde repousa essa lente de contato, para verificar se não está acontecendo algum dano provocado pela existência ou pelo contato constante dessa lente de contato no olho – adverte Signorelli .

– No caso da natação, ao remover os óculos, é preciso tomar muito cuidado para não haver entrada da água clorada nos olhos, isso causa muita irritação. Se isso ocorrer, deve-se limpar ou lavar os olhos imediatamente com o colírio adequado. Deve-se evitar o uso do colírio fisiológico e de água boricada, que costuma ser recomendada pelos médicos de forma geral. Mas a água boricada formulada especificamente para este fim não é a água que a gente encontra nas farmácias – alerta a especialista.

Crianças que utilizam lentes de contato precisam da ajuda de adultos e treinamento mais apurado, mas nada impede que elas possam
utilizá-las.

Esportes que causam lesões oculares

O esporte que mais causa trauma ocular é o futebol. Depois dele, outros esportes de contato, como handebol, basquete, voleibol e lutas marciais. Mas esportes em que não há contato podem causar lesões justamente quando não há proteção adequada. “Os esportes que causam preocupação particular são squash e badminton, nos quais óculos de proteção são usados ​​com pouca frequência”, segundo artigo na Pubmed.

– É importante que saibamos se o paciente/atleta necessita de correção óptica para orientarmos qual a melhor proteção para aquela situação. São necessários uma conversa e, às vezes, um convencimento para que o atleta passe a empregar um óculos de proteção, para de fato impedir que haja uma agressão aos olhos – conclui Signorelli.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp e Telegram

Por: Rebeca Letieri, para o EU Atleta — São Paulo

Fonte: Mônica Cunha Signorelli é oftalmologista da Sociedade Brasileira de Retina e Vitro (SBRV) e consultora da Rodenstock Brasil.

Monica Branco é oftalmologista da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

Terezinha Liborio é oftalmologista da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/reportagem/2024/10/21/c-como-escolher-oculos-adequados-para-atividade-fisica.ghtml

Deixe uma resposta