Como deixar a comida menos calórica
Algumas substituições espertas na hora de preparar os alimentos deixam o cardápio da família mais saudável
Existem várias opções saudáveis nos supermercados que deixam o cardápio da família mais saudável e menos calórico, mas dá para melhorar ainda mais a alimentação se ficarmos atentas à preparação dos alimentos.
A nutricionista Camila Monteiro Ferraiuolo conta que o primeiro passo para uma alimentação adequada é escolher alimentos mais naturais possíveis, ou seja, fugir de industrializados.
Trocar alimentos por versões menos calóricas, gordurosas ou açucaradas e adaptar as receitas com essas substituições é outra dica valiosa.
“Costumo dizer que o importante é ter uma alimentação voltada para a saúde. Se a gente fizer isso direitinho, o emagrecimento vai ser apenas uma consequência”, conta ela.
Prefira alimentos in natura
Quanto maior o tempo de prateleira de um produto, menos saudável ele é. Por isso, fuja do setor de industrializados quando for ao mercado, pois costumam ser cheios de corantes, conservantes, sódio e açúcar.
O cozimento ideal
Não adianta comprar diversos ingredientes saudáveis e perder os nutrientes do alimento na hora da cocção. Então, quando cozinhar legumes, ferva a água antes e só coloque o alimento na panela quando a água estiver quente.
“Deixe de 3 a 5 minutos. Ele vai ficar al dente, mas não vai perder tantas vitaminas e minerais como num cozimento normal”, explica a especialista.
Reaproveite
Sabe a água que você usou para cozinhar os legumes e ficou cheia de nutrientes? Utilize-a para fazer arroz ou feijão. Isso aumenta o poder nutritivo do prato.
Azeite, um grande aliado
Troque o óleo tradicional por azeite ou óleo de coco, tomando apenas cuidado para não esquentá-lo a ponto de formar fumaça. “O azeite é, sim, sempre a opção mais saudável, desde que não alcance uma temperatura indevida”, diz Camila.
Mesmo optando por uma versão mais saudável, é importante ficar atenta na quantidade usada: apenas um fiozinho já basta.
Abuse de ervas e especiarias
Tempere os alimentos com ervas e especiarias que acentuam o paladar dos alimentos e diminuem a necessidade de sal. Para as saladas, monte um tempero com azeite, limão (ou vinagre de maçã), gengibre, ervas e especiarias.
Essa combinação, além de deliciosa, ajuda a acelerar o metabolismo, combate a celulite e a queima de gordura. E o melhor de tudo: nem precisa de sal. Mas se não der para evitá-lo, prefira as versões rosa, negro ou marinho.
Nada de açúcar refinado
A gente já sabe que o açúcar refinado é um dos vilões da cozinha, então prefira adoçar comidas e bebidas com opções orgânicas, mascavo, de coco ou demerara. Não esqueça que o adoçante não é uma boa troca a se fazer, exceto para quem é diabético.
Adição de saúde
Misture chia, linhaça, quinoa em flocos, amaranto em flocos, farelo de aveia, sementes de girassol ou de abóbora nos pratos. Esses ingredientes são ricos em fibras e modulam o índice glicêmico da refeição. “Além disso, também geram maior saciedade e evitam o acúmulo de gordura”, afirma a nutricionista.
Evite fritura
É sempre bom lembrarmos que os preparos dos alimentos devem ser assados e grelhados. Entre outros males, a fritura favorece o aumento da pressão arterial, o acúmulo de gordura abdominal, a obesidade e o câncer.
Retire a gordura das carnes
Na hora de preparar carnes, retire todo o excesso de gordura, mesmo que você costume tirá-la já no prato. Durante o preparo, a gordura lateral derrete e alcança o resto da peça. “Isso pode fazer com que a carne fique menos macia, mas definitivamente fica mais magra e saudável”, explica.
Outras substituições interessantes são:
troque a manteiga pelo azeite, lembrando sempre para não esquentá-lo muito;
substitua creme de leite por iogurte desnatado;
use amaranto em flocos em vez de farinha de rosca para empanar alimentos.
Fonte:Camila Monteiro Ferraiuolo
Transcrito:http://disneybabble.uol.com.br/br/cozinhar/receitas-saudaveis/como-deixar-comida-menos-calorica